Ciência

AeroSHARK: Como a aviação foi buscar no mar uma solução mais sustentável

28 • 12 • 2022 às 11:56
Atualizada em 28 • 12 • 2022 às 14:14
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

A Lufthansa desenvolveu uma tecnologia em parceria com a gigante da química BASF para reduzir suas emissões de carbono. E a inspiração para a AeroSHARK, como foi batizada, são os tubarões do fundo do mar.

Como melhorar a eficiência energética de uma aeronave sem alterar drasticamente a sua mecânica? Uma das respostas está na aerodinâmica.

A alemã Lufthansa é a 15ª maior companhia aérea do mundo, segundo a SkyTrax

Os cientistas da BASF perceberam que boa parte da eficiência móvel dos tubarões ocorria por causa de sua pele. Então, pensando nos aviões, desenvolveram uma segunda pele, com inspiração nos peixes, para aumentar a velocidade das aeronaves alemãs.

Basicamente, a segunda pele é capaz de reduzir o atrito do avião com o ar, reduzindo a necessidade de combustível para alimentar o avião. Assim, os voos precisam de menos combustível e, consequentemente, de menos emissões de carbono para completar sua missão.

“A AeroShark é muito resistente, suporta grandes mudanças de temperatura, diferenças de pressão e radiação ultravioleta em altos níveis de voo”, explica a companhia através de comunicado.

Nova tecnologia desenvolvida pela BASF promete dar solução simples para problema complexo: as emissões de gases do efeito estufa associados com a aviação

“Estamos orgulhosos de podermos operar toda a nossa frota de cargueiros com ainda mais eficiência no futuro, graças à tecnologia de pele de tubarão e reduzir ainda mais a pegada de carbono de nossa frota moderna”, confirmou Dorothea von Boxberg, CEO da Lufthansa Cargo AG, através de nota.

Leia também: Adeus, Boeing 747: último exemplar do avião que mudou a história da aviação é fabricado nos EUA

Publicidade

Fotos: Divulgação/Lufthansa Foto 1: Getty Images


Canais Especiais Hypeness