Ciência

Arqueólogos encontram munição de estilingue de 2 mil anos em Israel

13 • 12 • 2022 às 09:23
Atualizada em 23 • 01 • 2023 às 16:35
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Antes dos drones, dos aviões, dos tanques e dos fuzis, as guerras já foram disputadas no estilingue: uma expedição realizada na região de Yavne, em Israel, encontrou um pequeno projétil de chumbo, datando de 2 mil anos atrás, provavelmente utilizado por um soldado grego durante um confronto. A munição de 4,4 cm de comprimento era lançada por uma baladeira, arma antiga que funcionava como uma espécie de estilingue, e traz uma inscrição que se refere a deuses e personagens da mitologia grega.

Uma das faces do pequeno projétil de chumbo encontrado na região de Yavne, em Israel

Uma das faces do pequeno projétil de chumbo encontrado na região de Yavne, em Israel

-A incrível adaga de cristal pré-histórica descoberta na Espanha

Na inscrição se lê a frase “Vitória de Héracles e Hauron”, citando o nome grego do herói Hércules e o deus das cavernas, desertos e montanhas, e foi decifrada pela pesquisadora Yulia Ustinova, da Universidade Ben-Gurion do Negev. De acordo com reportagem do jornal The Jerusalem Post, as menções mitológicas eram incluídas como superstição para garantir o triunfo no campo de batalha, tal qual uma espécie de ameaça aos inimigos do guerreiro grego que portava o estilingue.

O sítio arqueológico em Yavne onde o projétil e outros artefatos foram descobertos

O sítio arqueológico em Yavne onde o projétil e outros artefatos foram descobertos

-Personagens da mitologia grega que você precisa conhecer

 “A dupla de deuses Hauron e Héracles eram considerados os patronos divinos de Yavne durante o período helenístico”, afirma a pesquisadora, na reportagem. “Na verdade, a inscrição em uma munição de baladeira é a primeira evidência arqueológica dos dois guardiões de Yavne, descoberta dentro da própria cidade. Até hoje, os deuses foram citados apenas em uma inscrição na ilha grega de Delos”, explica Ustinova.

A outra face da "bala" de estilingue, contendo a inscrição aos deuses da mitologia grega

A outra face da “bala” de estilingue, contendo a inscrição aos personagens da mitologia grega

-Catapulta humana é uma experiência totalmente radical

De acordo com especialistas, não é possível determinar se a peça de chumbo realmente veio de um soldado grego, ou se foi utilizada durante uma guerra entre gregos e asmoneus: apesar de serem encontrados no mundo antigo a partir do século 5 antes da Era Comum, na região de Israel esses projéteis foram raramente descobertos com inscrições do tipo. A expedição que encontrou a “bala” de estilingue é parte de um projeto arqueológico em maior escala em progresso na região: a peça será exibida no Salão de Cultura de Yavne junto de outros artefatos encontrados no sítio arqueológico.

Ilustração mostrando a forma como a baladeira era utilizada em um campo de batalha

Ilustração mostrando a forma como a baladeira era utilizada em um campo de batalha

Publicidade

© fotos 1, 3: Dafna Gazit/Israel Antiquities Authority

© foto 2: Emil Aladjem/Israel Antiquities Authority

© foto 4: Public Domain Vetors


Canais Especiais Hypeness