Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Estamos diante de um dos momentos mais aguardados do ano. A hora em que a National Geographic divulga as imagens que marcaram a passagem de quase 365 dias.
A hora é agora. Desta vez, a revista recebeu mais de 2 milhões de fotos vindas de 60 países que estavam na disputa. O processo de seleção foi árduo e dele emergiram 49 imagens que representam tudo de mais importante que aconteceu em 2022.
Os destaques ficam para a fúria da natureza retratada por meio dos vulcões e suas erupções, os avanços espaciais da NASA (que se aproxima de um retorno, com humanos, à Lua), os reflexos humanitários da guerra entre Ucrânia e Rússia e a primeira equipe de montanhistas negros a chegar ao ponto mais alto da Terra.
* Aviso aos navegantes, os créditos para cada fotógrafo estão na legenda das imagens. Desfrute, pois 2022 já começou a se despedir.
Veja abaixo as fotos mais importantes de 2022, segundo a National Geographic:
Foto de: CARSTEN PETER/Divulgação National Geographic
Quando um erupção vulcânica durou mais de três meses e provocou a destruição de quase 3 mil prédios na cidade espanhola.
Foto: DAN WINTERS/Divulgação National Geographic
Pontapé na missão ‘Artemis I’, que deve levar o homem de volta à Lua. No detalhe um manequim usado pela NASA na expedição experimental realizada pela cápsula Orion.
CHRISTOPHER PAYNE/Divulgação National Geographic
A fibra mais final que papel, tolerante aos altos níveis de calor, desenvolvida por cientistas para ser usada em condições desafiadoras.
Foto: ENRIC SALA/Divulgação National Geographic
Um tubarão cinza visto próximo dos corais de Montipora. Fotografia de uma ilha no Pacífico.
Foto: PAOLO VERZONE/Divulgação National Geographic
Relíquia da deusa egípcia Ísis, que guardou o sarcófago do faraó Tutancâmon.
Foto: ALKLANDS MARITIME HERITAGE TRUST & NATIONAL GEOGRAPHIC/Divulgação National Geographic
Restos de Endurance, navio que naufragou em 1915 depois de bater contra um iceberg na costa da Antártida. O tesouro foi encontrado a dez mil pés de profundidade.
Foto: ESTHER HORVATH/Divulgação National Geographic
Este é o Agulhas II, responsável por encontrar o Endurance a dez mil pés de profundidade. Aqui, ele tenta romper blocos de gelo na Antártida.
Foto: DAN WINTERS/Divulgação National Geographic
Programa ‘Artemis’ e seu primeiro sistema de lançamento. A NASA pretende levar a primeira pessoa não-branca à Lua.
Foto: JASON GULLEY/Divulgação National Geographic
A emergência climática em Ichetucknee Springs, nos Estados Unidos. Um peixe-boi é visto nas águas quentes do Rio Ichetucknee em raro momento de tranquilidade.
Foto: ANUSH BABAJANYAN/Divulgação National Geographic
Uma idosa de 63 anos voltando para casa após passar por cirurgia. Na imagem, é possível ver a segunda barragem mais alta do mundo, Nurek, com 300 metros de altura.
Foto: STEPHEN WILKES/Divulgação National Geographic
Combinação de 44 das mais de 2 mil fotos tiradas por um fotógrafo que ficou nada menos do que 36 horas para registrar o nascer do Sol, a Lua cheia e o alinhamento de quatro planetas.
Foto: JASPER DOEST/Divulgação National Geographic
Detalhe da tromba de um elefante concentrado enquanto colhe as frutas que caíram de uma árvore. A fome ficou uma questão para os elefantes que sofrem com a falta de árvores no centro da África.
Foto: ORSOLYA HAARBERG/Divulgação National Geographic
Isso que você está vendo é um calçadão em formato de espiral. A beleza arquitetônica possui 45 metros de altura e oferece uma vista sublime de uma floresta nas redondezas de Copenhague.
Foto: MATTHIEU PALEY/Divulgação National Geographic
Os três jovens vestidos com cabeça de abóbora e peruca de pelos de cabra. São espantalhos que integram uma encenação de uma cerimônia de acasalamento na Geleira Shispare.
Foto: JUSTYNA MIELNIKIEWICZ/Divulgação National Geographic
O famoso Lada, aqui envolto em vidro em um memorial aos heróis do Exército de Libertação do Kosovo, alvo de uma emboscada de forças da Sérvia em 1997.
Foto: JUSTYNA MIELNIKIEWICZ/Divulgação National Geographic
A primeira apresentação da Ópera do Kosovo no Palácio da Juventude e dos Esportes. O país é um dos mais jovens da Europa, com metade dos cidadãos com menos de 30 anos.
Foto: DAVIDE MONTELEONE/Divulgação National Geographic
Objeto instalado no topo de um laboratório que tem a capacidade de puxar gás carbônico e água do ar. Ele é o responsável por alimentar um reator que armazena radiação solar. A ideia é um dia produzir combustível de avião com carbono neutro.
Foto: MAC STONE/Divulgação National Geographic
Registro do lançamento do foguete Falcon 9, que saiu da base de Cabo Canaveral, na Flórida. A espaçonave foi fabricada pela SpaceX e registrada por um fotógrafo que clicava imagens noturnas de um pântano.
Foto: JEN GUYTON/Divulgação National Geographic
Conheça ‘Palazzo’, uma hiena ao lado de uma fêmea dominante batizada de ‘Moulin Rouge’.
Foto: FLORENCE GOUPIL/Divulgação National Geographic
O luto da família do líder indígena Nazaria Calambás Tunubalá, membro do povo Misaki, morta a tiros aos 34 anos, em mais um caso de ataque aos povos originários na América do Sul.
Nazaria defendia a preservação de uma fonte em um território que já esteve nas mãos de guerrilha.
Foto: ANASTASIA TAYLOR-LIND/Divulgação National Geographic
Uma mulher de 72 anos reza em tempos sombrios. Ludmyla Kuchebko está em um estúdio fotográfico que serve de abrigo para refugiados da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Foto: ANASTASIA TAYLOR-LIND/Divulgação National Geographic
Mãe e filha em meio aos ataques russos em Kiev. “Não podia dormir porque estava com medo de não acordar nunca mais”, diz à National Geographic a jovem de apenas 18 anos.
Foto: ALEJANDRO CEGARRA/Divulgação National Geographic
Reunião entre araras azuis e amarelas no topo de um prédio. As aves são nativas das florestas tropicais da América do Sul e se tornaram comum em Caracas por causa do tráfico de animais.
Foto: NICHOLE SOBECKI/Divulgação National Geographic
Muita calma nessa hora! Pesquisadores medem o tamanho e aproveitam para colher amostras de um babuíno que não parece muito feliz. A espécie é alvo de estudo desde anos 1970 para a melhor compreensão de seu envelhecimento.
Foto: ARKO DATTO/Divulgação National Geographic
A luta por espaço na cidade com 21 milhões de habitantes. A Índia passou a China quando o assunto é gente. O país é dono da maior população do planeta Terra, que sofre com os gases tóxicos emitidos na atmosfera.
Foto: MARK THIESSEN/Divulgação National Geographic
Morcego de Townshend, conhecido pelas orelhas grandes, persegue uma mariposa.
Foto: MATTHEW ABBOTT/Divulgação National Geographic
Guardas florestais caçam jabutis com pés de cabra. Este é um território administrado e protegido pelos aborígenes.
Foto: DAVID CHANCELLOR/Divulgação National Geographic
Um leão africano empalhado prestes a ser transportado. A indústria ainda é bastante lucrativa e segue a pleno vapor mesmo com a promessa de ponto final feita pela África do Sul.
Foto: KATIE ORLINSKY/Divulgação National Geographic
Momento mágico em que uma rena é vista galopando próxima da cidade Amber. O hábito faz parte da migração de primavera, mas está ameaçado pela diminuição das populações de renas na América do Norte. A fotografia foi feita por um drone.
Foto: SASHA ARUTYUNOVA/Divulgação National Geographic
A passagem de turistas pelo Lincoln Memorial, na capital dos EUA. O monumento acaba de completar 100 anos e é um dos mais visitados no Distrito de Columbia.
Foto: CHRIS BURKARD/Divulgação National Geographic
O vulcão de Reykjanes entra em erupção depois de 800 anos adormecido. Foram duas vezes em apenas 17 meses.
Foto: PAOLO VERZONE/Divulgação National Geographic
Os ratos, concluíram os pesquisadores, ajudam uns aos outros e os adultos sentem empatia quando membros de seu núcleo estão em apuros.
Foto: ROBBIE SHONE/Divulgação National Geographic
Pesquisador avalia as condições de uma formação rochosa para saber se ela foi afetada pela visitação de turistas.
Este é o geodo de Pulpí, que tem 11 metros cúbicos. Nele, foi descoberto em 1999, um gipso com cristais com mais de 2 metros.
Foto: RENA EFFENDI/Divulgação National Geographic
Clique de uma raríssima borboleta Satyrus effendi. A fotografia é de Rena Effendi, que a batizou com o nome de seu pai, o entomologista Rustam Effendi, nascido no Azerbaijão.
Foto: RENA EFFENDI/Divulgação National Geographic
Este é Parkev Kazarian, de origem étnica armênia, mas que nasceu no Azerbaijão. Morador da Armênia há 33 anos, ele é um retrato do conflito entre os dois países.
Foto: KATIE ORLINSKY/Divulgação National Geographic
Um anta dando um rolê no início da manhã.
Foto: HANNAH REYES MORALES/Divulgação National Geographic
Máquinas que oferecem internet por R$ 0,10. Os filipinos são uma das populações mais ativas nas redes sociais no mundo, com média de quatro horas dia.
Foto: MATTHIEU PALEY/Divulgação National Geographic
Jovem de 26 anos se protege do Sol intenso em plena primavera. Ele viaja ao lado de um pássaro pela rota antiga de 200 km que leva até a Província de Baluquistão.
Foto: MATTHIEU PALEY/Divulgação National Geographic
Este é Safar, de 53 anos. Diferente do jovem acima, ele percorre o caminho pela água. As chuvas e derretimentos de geleiras no Hemisfério Norte inundaram a localidade no verão de 2022.
Foto: BRENT STIRTON/Divulgação National Geographic
Que foto. Elefantes selvagens dividem o espaço com o gado em um lixão no Sri Lanka. Reflexo da destruição das florestas que os obriga a sair em busca de novas formas de sobrevivência.
Foto: BALAZS GARDI/Divulgação National Geographic
Menino de 10 anos enche uma cratera de terra. Rastros da guerra sem fim que atinge um dos países mais empobrecidos do mundo. Os EUA deixaram o Afeganistão após décadas de ocupação.
Foto: THOMAS PESCHAK/Divulgação National Geographic
A mais alta montanha dos Andes reina imponente no meio das nuvens.
Foto: KARINE AIGNER/Divulgação National Geographic
Coiotes mortos carregados por caçadores para a pesagem. Parte de uma competição que pagava até 10 mil reais para quem matasse o mais pesado.
Foto: EVAN GREEN/Divulgação National Geographic
James ‘KG’ Kagambi entrou para a história. Ele e outras seis pessoas se tornaram os primeiros negros em uma expedição de montanhistas a atingirem o pico do Everest, o ponto mais alto da Terra com 8.412 metros do chão.
Foto: EVAN GREEN/Divulgação National Geographic
Escalador caminha entre as barracas do Acampamento 1. O Everest pode ser visto ao fundo em um frio de rachar.
Foto: RENAN OZTURK/Divulgação National Geographic
Foto da embarcação ‘Polar Sun’, vista cruzando Lancaster Sound. O objetivo é solucionar o mistério dos marinheiros que tentaram cruzar a Passagem do Noroeste do Ártico em 1845.
Foto: RENAN OZTURK/Divulgação National Geographic
‘Polar Sun’ passa por icebergs.
Foto: KILIII YÜYAN/Divulgação National Geographic
Esta é Quannah Rose Chasinghorse, modelo de origem indígena. Ela posa com o punho levantado para honrar seus ancestrais que fugiram do genocídio promovido contra os povos originários nos EUA.
Foto: ARTURO RODRÍGUEZ/Divulgação National Geographic
Encerramos com as Ilhas Canárias. Aqui, o especialista em emergência do Exército da Espanha caminha entre rochas com um pedaço de lava fincada em um tridente.
Ele colhe amostras da erupção do vulcão Cumbre Vieja, em 2021.
Publicidade
Se o seu imaginário de um retiro nudista é composto por hippies de meia-idade jogando xadrez sem roupas, é bom dar...
Iori Tomita cria esses animais transparentes usando enzimas especiais agindo na proteína do corpo do animal. Apesar da...
O fotógrafo Rohit Saxena trabalha como voluntário para a Ottawa Humane Society, ONG canadense que luta para dar...
As pessoas podem ser encontradas da maneira mais vulnerável possível enquanto viajam debaixo da terra. Suas mãos...
O Hypeness já falou várias vezes sobre sua posição com relação ao tema da maconha e de seu uso medicinal (dá uma...
Histórias de amor sempre nos emocionam e essa é mais uma delas. Jim Zetz, de 62 anos, sempre sonhou em poder...
Algumas ainda têm as camas feitas, os edredons dobrados e os livros empilhados na prateleira. Não fossem as paredes...
Terry Richardson é o melhor fotógrafo quando o quesito é transformar a loucura, o vulgar e o estilo Junkie em algo...
O fotógrafo Charlie Clift passou dois anos fazendo um trabalho voluntário no The Passage, uma instituição de...