Inovação

Carro da Apple foi lançado em 1996 (com laptop de fábrica!), mas acabou cancelado por Steve Jobs

15 • 12 • 2022 às 15:09
Atualizada em 15 • 12 • 2022 às 15:16
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Em meio às muitas especulações sobre um possível carro smart a ser lançado pela Apple, uma história emergiu das profundezas da internet, diretamente dos recônditos anos 90, revelando que, na realidade, já houve um carro da Apple, lançado com exclusividade para o mercado espanhol.

Em 1996, a empresa de computação passava por maus bocados e, buscando diversificar seu mercado, estabeleceu uma parceria com a fabricante francesa Renault para lançar o Clio Apple, carro que vinha não somente com o icônico logotipo da maçã em sua lateral, mas também um Macintosh PowerBook 190 Color, laptop então recém-lançado, como acessório.

Anúncio do "Novo Clio Apple", trazendo "110 cavalos e 50 megas" para o mercado espanhol em 1996

Anúncio do “Clio Apple”, trazendo “110 cavalos e 50 megas” para o mercado espanhol em 1996

-Produtos da Apple que não deram certo por terem sido lançados na época errada

O ambicioso (e confuso) projeto surgiu durante a gestão de Michael Spindler como CEO da empresa, quando o fundador Steve Jobs estava afastado, e a Apple se aproximava da falência: a parceria com a Renault visava justamente a ampliar suas possibilidades comerciais.

A internet era ainda uma revolução misteriosa e incipiente e, ainda que hoje a parceria possa ilustrar a falta de foco da empresa, o fato é que o projeto do Apple Clio tinha ao menos um ponto efetivamente visionário.

O Macintosh Powerbook 190 Color que vinha com o carro era um lançamento de ponta em 1996

O Macintosh PowerBook 190 Color que vinha com o carro era um lançamento de ponta em 1996

A lateral do carro trazia um pequeno logotipo arco-íris da Apple

A lateral do carro trazia um pequeno logotipo em arco-íris da Apple

-Apple traz segredo retrô em seu novo sistema inspirado em antigo Macintosh

Além da simpática maçã na lateral, o carro trazia as mesmas funções que um modelo Clio RSi.  O diferencial que apontava para o futuro, porém, era a ideia de tornar a conexão com a internet, até então essencialmente restrita às residências, em algo portátil e móvel, através do laptop e de um telefone acoplado ao veículo.

“Quando você se cansar de dirigir, terá um fabuloso e colorido Macintosh PowerBook 190 para descobrir até onde pode ir no mundo da internet. O novo Clio Apple também incorpora um telefone móvel GSM, para que você esteja sempre conectado. À frente. Entre na net”, dizia o anúncio.

-Documentário na íntegra conta a vida de Steve Jobs

O ano do lançamento do Clio Apple para o mercado espanhol também marcou, porém, o retorno de Steve Jobs à empresa, que imediatamente reformulou toda a estrutura, reduziu o número de produtos, focando em computadores e gadgets, e suspendeu parcerias como a estabelecida com a Renault.

Com isso, poucas unidades foram de fato vendidas, e o Clio Apple se tornou uma peça rara. Desde então, a empresa se tornou uma das mais bem sucedidas do mundo, e o projeto de um carro da Apple segue no horizonte, não mais como uma medida desesperada. Mas como possivelmente uma nova revolução de mercado conduzida sob a marca da maçã.

O carro era basicamente um Clio com um laptop e conexão à internet através de celular

O carro era basicamente um Clio com um laptop e conexão à internet através de celular

Publicidade

© fotos: Apple/reprodução


Canais Especiais Hypeness