Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Em meio às muitas especulações sobre um possível carro smart a ser lançado pela Apple, uma história emergiu das profundezas da internet, diretamente dos recônditos anos 90, revelando que, na realidade, já houve um carro da Apple, lançado com exclusividade para o mercado espanhol.
Em 1996, a empresa de computação passava por maus bocados e, buscando diversificar seu mercado, estabeleceu uma parceria com a fabricante francesa Renault para lançar o Clio Apple, carro que vinha não somente com o icônico logotipo da maçã em sua lateral, mas também um Macintosh PowerBook 190 Color, laptop então recém-lançado, como acessório.
Anúncio do “Clio Apple”, trazendo “110 cavalos e 50 megas” para o mercado espanhol em 1996
-Produtos da Apple que não deram certo por terem sido lançados na época errada
O ambicioso (e confuso) projeto surgiu durante a gestão de Michael Spindler como CEO da empresa, quando o fundador Steve Jobs estava afastado, e a Apple se aproximava da falência: a parceria com a Renault visava justamente a ampliar suas possibilidades comerciais.
A internet era ainda uma revolução misteriosa e incipiente e, ainda que hoje a parceria possa ilustrar a falta de foco da empresa, o fato é que o projeto do Apple Clio tinha ao menos um ponto efetivamente visionário.
O Macintosh PowerBook 190 Color que vinha com o carro era um lançamento de ponta em 1996
A lateral do carro trazia um pequeno logotipo em arco-íris da Apple
-Apple traz segredo retrô em seu novo sistema inspirado em antigo Macintosh
Além da simpática maçã na lateral, o carro trazia as mesmas funções que um modelo Clio RSi. O diferencial que apontava para o futuro, porém, era a ideia de tornar a conexão com a internet, até então essencialmente restrita às residências, em algo portátil e móvel, através do laptop e de um telefone acoplado ao veículo.
“Quando você se cansar de dirigir, terá um fabuloso e colorido Macintosh PowerBook 190 para descobrir até onde pode ir no mundo da internet. O novo Clio Apple também incorpora um telefone móvel GSM, para que você esteja sempre conectado. À frente. Entre na net”, dizia o anúncio.
-Documentário na íntegra conta a vida de Steve Jobs
O ano do lançamento do Clio Apple para o mercado espanhol também marcou, porém, o retorno de Steve Jobs à empresa, que imediatamente reformulou toda a estrutura, reduziu o número de produtos, focando em computadores e gadgets, e suspendeu parcerias como a estabelecida com a Renault.
Com isso, poucas unidades foram de fato vendidas, e o Clio Apple se tornou uma peça rara. Desde então, a empresa se tornou uma das mais bem sucedidas do mundo, e o projeto de um carro da Apple segue no horizonte, não mais como uma medida desesperada. Mas como possivelmente uma nova revolução de mercado conduzida sob a marca da maçã.
O carro era basicamente um Clio com um laptop e conexão à internet através de celular
Publicidade
Falta pouco mais de um mês para que as coisas fiquem duplamente estranhas... Sim, a nova temporada de Stranger Things...
Muito legal a iniciativa do The Walls Project - eles buscam novos lugares para que artistas de rua possam espalhar...
Até o momento, o ano de 2016 está sendo complicadíssimo para todos aqueles que não tiveram a sorte de nascer ricos,...
Se antes o que elevava objetos e pessoas em um palco eram cabos de aço, hoje a tecnologia nos permite abandonar os...
Demorou, mas aconteceu o que todos esperavam: o Google Drive está disponibilizando um sistema de backup integral para...
Quem pensa em energético geralmente o associa com balada ou noite, mas cada dia mais pessoas consomem o produto pra...
Infelizmente, não são poucos os casos de discriminação contra os LGBT em aplicativos de transporte particular. São...
Timothy Kurek era o tipo de cara que sempre estava na Igreja, rezando, participando de atividades e lendo a Bíblia....
Poderia facilmente ser um roteiro de filme, mas felizmente a história é verdadeira, e aconteceu na Inglaterra. Claire...