Ciência

Chuva de meteoros ilumina céu no interior de São Paulo

16 • 12 • 2022 às 15:25
Atualizada em 16 • 12 • 2022 às 15:36
Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

A chuva de meteoros Geminídeas deu um show no céu do interior de São Paulo durante a madrugada desta sexta-feira (16).

Os registros foram feitos na cidade de Nhandeara, no noroeste paulista, pelo astrônomo Renato Poltronieri, da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON).

Chuva de meteoros surpreendeu interior paulista e fez céu brilhar no pico da escuridão da madrugada; imagens surpreenderam cientistas

A chuva de meteoros Geminídeas foi antecipada aqui no Hypeness durante o nosso calendário mensal de eventos astronômicos. Marcante por ser a última do ano, ela encantou muitas regiões do Brasil.

“Este ano ela surgiu bonita, depois de alguns anos sem muitos meteoros. O pico foi no dia 13, mas aqui em Nhandeara o céu estava fechado. Foi possível ver, mas bem pouco. Os registros são do dia 14, mas já são um presente de Natal”, explicou Renato Poltronieri, ao site G1.

E  caso você tenha perdido a chuva de meteoros, não precisa perder as esperanças. As quedas de meteoro seguirão ocorrendo, em menor intensidade, nos próximos dias. Basta olhar na direção Leste, por volta das 4 horas da manhã.

O céu precisa estar limpo, claro. Não é necessário binóculo ou luneta, basta estar atento para ver as estrelas cadentes dando um espetáculo no céu.

Confira um vídeo publicado por Renato, da BRAMON:

As Geminídeas são originadas de um asteroide, o 3200 Fateonte, que é surpreendentemente pequeno (tem apenas 5,1 km²), descoberto em 1983 pela NASA. A chuva de meteoros, contudo, foi registrada bem mais recentemente, em 1862.

Leia também: Museu em Gramado tem centro de monitoramento de meteoros e exposição com exemplares

Publicidade

Fotos: Reprodução/BRAMON


Canais Especiais Hypeness