Ciência

Como Messi tratou problema que fazia craque da Argentina vomitar em campo

20 • 12 • 2022 às 13:40
Atualizada em 26 • 12 • 2022 às 09:26
Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

No final da Copa do Mundo de 2014, o mundo viu Lionel Messi vomitar em campo durante a disputa entre Alemanha e Argentina no Maracanã. Não era a primeira vez que o craque argentino sofria com náuseas enquanto jogava.

A primeira que Messi foi visto vomitando em campo foi durante um El Clasico, entre Real e Barça, em 2011. A condição apareceu repetidas vezes em outras partidas.

Incidentes de vômito apareceram depois de 2011, considerada uma das temporadas mágicas de Messi, quando fez 53 gols em 55 jogos

O que causa os vômitos de Messi?

Alejandro Sabella, que treinava a seleção argentina em 2014, afirmava que o jogador sofria de nervosismo e ansiedade, mas que os vômitos não eram sinal de nada pior. Na época, Tata Martino, seu treinador no clube catalão, afirmou que aquilo não estava certo.

Messi se pronunciou. “Não sei o que é. Mas eu já fiz milhares de exames. Eu começo a me sentir enjoado até o ponto de quase vomitar e depois a sensação vai embora”, explicou, à época, a um veículo argentino.

A partir de 2017, contudo, as náuseas pararam. Naquele ano, ele foi visto retirando um medicamento do meião e tomando durante uma partida da Champions League. Não vomitou mais.

De acordo com informações da imprensa espanhola, Messi tem um caso de sinusite grave que não o atrapalha somente em jogos, mas também em situações fora do trabalho. O congestionamento nasal e nos seios do rosto fazem com que o jogador sinta a necessidade de vomitar para tentar expelir o catarro.

Após tratamentos para a sinusite e para os problemas estomacais, Lionel parou de vomitar em campo e não aparenta mais estar em situações de náusea durante as partidas. E a chave estava na alimentação.

Messi vomitando em uma partida contra a Romênia antes da Copa de 2014

Uma parte essencial foi a redução de alimentos gordurosos e a adoção de uma dieta mais balanceada. “Foi isso que me fez vomitar durante os jogos. Agora me cuido melhor. Eu como peixe, carne, saladas. Tudo é organizado e cuidado”, declarou o craque recentemente, antes de erguer o tricampeonato albiceleste.

Leia também: ‘Abuela, la, la, la’: A história da vovó que virou símbolo do título histórico de Copa do Mundo da Argentina

Publicidade

Fotos: Foto 1 e Destaques: Getty Images Foto 2: Reprodução/Youtube


Canais Especiais Hypeness