Debate

Copa do Mundo: confira as seleções que entraram em crise após eliminarem o Brasil

02 • 12 • 2022 às 12:21 Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

As seleções de Alemanha e Bélgica foram eliminadas da Copa do Mundo na fase de grupos. A Alemanha abandona pela segunda vez seguida o torneio nesta fase da competição. A Bélgica teve um fim trágico para sua tão falado “geração”. O que ambas tem em comum? Elas foram responsáveis pela eliminação do Brasil nas últimas duas copas.

Será que existe algum tipo de “praga verde-amarela”? Será que o universo está punindo estas seleções por conta das eliminações brasileiras?

Jogadores da Bélgica desolados após eliminação na fase de grupos da Copa do Mundo

O Brasil foi eliminado da Copa do Mundo em 17 ocasiões, mas nem todas em confrontos diretos. As seleções responsáveis pela eliminação da canarinho foram Espanha (1934), Itália (1938, 1982), Uruguai (1950), Hungria (1954), Holanda (1974, 2010), França (1986, 1998 e 2006), Argentina (1990), Alemanha (2014) e Bélgica (2018).

A Espanha só ganharia uma Copa do Mundo em 2010, com 74 anos de seca. O Uruguai nunca mais ganharia uma Copa do Mundo. A Hungria, nem se fale. A Holanda também nunca ganhou uma Copa do Mundo. A Argentina colecionou fracassos desde então. Alemanha e Bélgica foram eliminadas na primeira fase do torneio.

Mas e Itália e França? Pois é. Aí realmente são forças complexas. A Itália seria bicampeã em 1938 e seria a campeã de 1982, indicando que eliminar o Brasil é um amuleto para os italianos. Já a França de 1986 perderia para Alemanha Ocidental. Em 1998 seria campeã, mas em 2002 caiu nas fase de grupos (um indício da “praga verde-amarela”). Em 2006, perdeu a final para a Itália com a tragédia de Zidane, que deu uma cabeçada em Materazzi e foi expulso do jogo. Uma das mais melancólicas derrotas das histórias da copa.

Jogadores da Alemanha em desespero durante eliminação do grupo E da Copa do Mundo

É possível, então, dizer que existe uma praga brasileira? Não, afinal, o futebol é um  jogo multifatorial e cada seleção terá seus problemas particulares. A Bélgica apática, a Alemanha ineficiente ofensivamente. E olhe a Itália aí: duas vezes seguidas fora da Copa do Mundo. Seria um pagamento tardio da Tragédia do Sarriá?

Esperamos, por fim, que nenhuma seleção ganhe uma zica de presente para a Copa de 2026.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness