Inspiração

Elza, Gal, Erasmo, Jô: os grandes artistas que partiram em 2022 deixando saudade

30 • 12 • 2022 às 11:00 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

A duração exata de um ano pode ser apontada pelos dias no calendário, mas tal medida se transforma radicalmente quando calculamos o tanto que acontece no período – entre muitas coisas boas, mas também muitas dores. É nessa régua que os 365 dias do ano que se encerra se tornam infinitos quando pensamos nas grandes personalidades que perdemos: e se os últimos anos foram especialmente difíceis, em 2022 alguns dos maiores nomes da cultura brasileira saíram de cena em adeus.

A jovem Gal Costa, se apresentando em 1971

A jovem Gal Costa, se apresentando em 1971

-Gal Costa: 20 músicas que representam a maior cantora do Brasil

Despedidas de artistas tão grandiosos levam também partes valiosas de nós mesmos, mas ao menos tais partidas nos permitem recordar e celebrar a grandiosidade e a importância das obras que tais nomes reluzentes deixam como uma herança para o coração do país. Em 2022, a música brasileira sentiu especialmente o baque, já que faleceram duas das maiores cantoras da nossa história, um dos maiores compositores, bem como um dos mais importantes pesquisadores e divulgadores de nossa música tradicional.

Erasmo Carlos no início dos anos 1906, nos primeiros momentos da Jovem Guarda

Erasmo Carlos no início dos anos 1960, nos primeiros momentos da Jovem Guarda

-Elifas Andreato: o adeus ao artista das capas mais emblemáticas da MPB

No humor e nas telas, porém, tristemente também demos adeus a alguns gigantes, incluindo um dos mais importantes atores da televisão e do cinema brasileiro, bem como o mais importante apresentador da história de nossa TV. Assim, a presente seleção se forma não somente com objetivo de chorar as perdas do ano, mas principalmente de celebrar algumas das mais incríveis vidas que se encerraram no ano que também termina.

Elza Soares

A grande Elza Soares faleceu aos 91 anos no início de 2022

A grande Elza Soares faleceu aos 91 anos no início de 2022

-Elza Soares, morta aos 91 anos, cantou mesmo até o fim

Além de uma das maiores e mais originais cantoras da história de nossa música, Elza Soares também viveu uma das mais incríveis biografias da cultura brasileira – em uma vida de luta, força, superação e glória, que se encerrou logo no início do ano, em 20 de janeiro de 2022, cumprindo a promessa da artista de cantar – lutar! – até o fim.

Milton Gonçalves

Milton Gonçalves foi um dos maiores dos palcos, dos cinemas e da TV no Brasil

Milton Gonçalves foi um dos maiores atores dos palcos, dos cinemas e da TV no Brasil

-Milton Gonçalves: genialidade e luta de um dos maiores atores

Em 30 de maio, foi o grande ator Milton Gonçalves quem nos deixou, aos 88 anos, depois de uma vida inteira dedicada não somente a ampliar os palcos, os filmes e novelas feitas no Brasil através de seu talento, mas também a combater o preconceito, o racismo e a repressão, mesclando força e elegância sempre, em nome de um país maior e melhor.

Jô Soares

Jô Soares foi um dos maiores nomes do humor e um dos maiores apresentadores

Jô Soares foi um dos maiores nomes do humor e um dos maiores apresentadores do país

Jô: invertida em Bial, Zeca Pagodinho, Hebe, Nair Bello e Lolita são entrevistas marcantes

Não é em nada exagerado afirmar que, em 5 de agosto de 2022, o país perdeu um dos maiores humoristas e apresentadores da história de sua televisão: aos 84 anos, Jô Soares se despediu, deixando como herança não somente uma coleção de programas e personagens inesquecíveis, mas também um legado fundador para os talk shows do Brasil – e ainda uma coleção de espetáculos e livros que assinou e que ajudaram a fomentar a gargalhada e o senso crítico nacionais.

Gal Costa

A grandeza de Gal Costa foi reconhecida em todo o mundo como uma das maiores vozes do século

A grandeza de Gal Costa foi reconhecida em todo o mundo como uma das maiores vozes do século

Gal Costa faleceu em 9 de novembro como a mais importante e influente cantora da história da música popular brasileira, atando, em sua obra, os nós que unem o rock à bossa nova, o samba ao pop, o carnaval à canção de amor, através de uma voz e um canto que colocaram, desde o final dos anos 1960 até os últimos dias de sua vida, a baiana no panteão das maiores cantoras do século 20 – não somente no Brasil, mas em todo o mundo.

Rolando Boldrin

O apresentador, músico e pesquisador Rolando Boldrin

O apresentador, músico e pesquisador Rolando Boldrin

No mesmo dia da morte de Gal, nos deixou o apresentador, cantor, compositor e pesquisador brasileiro Rolando Boldrin, como não somente um nome dos palcos propriamente, mas também um dos maiores divulgadores da música sertaneja e de raiz do país, trazendo a cultura do povo para as telas da TV ao longo de mais de cinco décadas dedicadas a cantar, iluminar, comentar e celebrar com todo orgulho o Brasil profundo e popular.

Erasmo Carlos

Admirado por seus pares, Erasmo formou com Roberto Carlos a maior dupla de compositores do país

Erasmo formou com Roberto Carlos a maior dupla de compositores do país

-No adeus a Erasmo Carlos, 20 músicas de um de nossos maiores compositores

Parte da maior dupla de compositores da música brasileira, Erasmo Carlos, com seu amigo Roberto Carlos, ajudou a escrever uma das mais influentes, importantes e celebradas coleções de canções do país, para se tornar não somente um dos mais amados artistas do Brasil, mas também uma das personalidades mais queridas da nossa música.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness