Inspiração

Erika Hilton, Simone Tebet e Alice Pataxó estão na lista das 100 mulheres mais inspiradoras da BBC

07 • 12 • 2022 às 15:26
Atualizada em 26 • 12 • 2022 às 11:39
Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

Anualmente, a BBC produz uma lista das 100 mulheres mais influentes do mundo. A BBC 100 Women 2022 foi divulgada recentemente e três mulheres brasileiras estão na relação feita pela mídia estatal britânica.

Erika Hilton é a primeira pessoa trans eleita para a Câmara dos Deputados e isso é super importante

A indígena Alice Pataxó, ativista pelos povos originários – a representante do Brasil na COP 26, no Reino Unido – foi homenageada pela empresa. A primeira deputada federal trans eleita e atual vereadora da cidade de São Paulo, Erika Hilton, também foi congratulada pelo prêmio.

Jovem indígena da etnia pataxó representou Brasil na COP 26 e se manteve voz em ano de embates entre povos indígenas e governo federal

A senadora e candidata à presidência da república neste ano, Simone Tebet, também foi uma das homenageadas pela lista, que afirma que a política matogrossense é “vista como uma figura central para amenizar a polarização que afeta o país”.

Simone Tebet era relativamente desconhecida até a chegada do período eleitoral, onde surpreendeu por presença nos debates e postura conciliadora

A BBC também deu importância para ativistas do Irã que lutam contra a misoginia no país. Além disso, a empresa pública de comunicação do Reino Unido também afirmou desejar valorizar “o rosto feminino do conflito e da resistência na Ucrânia e na Rússia“.

Billie Elish se consolidou no mundo das divas pop com repercussão de ‘Happier Than Ever’ e tournê mundial, além de trabalhos sociais

A lista completa incluiu mulheres que batalharam por vitórias na política, no esporte, na arte e na cultura. Além de figuras como Hilton, Tebet ou Pataxó, a lista também conta com os nomes de Billie Eilish, Priyanka Chopra Jonas, Rita Moreno e a escritora Velia Vidal.

Você pode conferir a lista completa no site da BBC.

Leia também: Confira quais são os assuntos mais pesquisados de 2022 no Google do Brasil

Publicidade

Fotos: Foto 1 e 2: Reprodução/Instagram/@alicepataxo e @erikahilton Foto 3: Geraldo Magella/Ag. Senado Foto 4: Getty Images


Canais Especiais Hypeness