Tecnologia

Imagina no Brasileirão? App da FIFA+ com realidade aumentada surpreende

02 • 12 • 2022 às 11:36
Atualizada em 02 • 12 • 2022 às 11:50
Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

Para quem está aqui no Brasil, o FIFA+ é um aplicativo para assistir às transmissões de jogos da Copa do Mundo. Contudo, o app serve um propósito completamente diferente para quem está lá no Qatar, dentro das arenas onde rolam as partidas.

Através de uma realidade aumentada, o app é capaz de dar dados complexos para a forma como as equipes estão jogando ali, no campo. Ao abrir sua câmera para ver o jogo, o aplicativo da FIFA é capaz de identificar todos os jogadores em tempo real e dar informações táticas sobre as esquadras no mundial.

realidade aumentada copa do mundo

App é um encanto para os viciados em estatísticas e admiradores da tática dentro do futebol, expandindo a possibilidade de compreensão dos jogos dentro dos estádios

Um vídeo de um usuário utilizando o aplicativo durante a partida entre Irã e Estados Unidos, que ocorreu nesta terça-feira (29), viralizou. Veja as imagens:

“A função permite que os usuários do FIFA+ experimentem o jogo como nunca antes – com uma sobreposição de realidade aumentada ao vivo de estatísticas, mapas de calor, insights, diferentes ângulos de câmera, replays de VAR como na TV”, diz a organizadora da Copa do Qatar, em seu site.

O app só está disponível para quem assistir ao jogo nos estádios. Contudo, as transmissões do FIFA+ para o Brasil têm incorporado uma série de dados ao longo dos jogos para informar melhor a audiência sobre as disposições táticas e as quebras de linhas realizadas pelas equipes.

Assim como nossos avôs e avós ouviam o jogo com radinho de pilha para saber quem estava com a bola e quais seriam as substituições mesmo dentro do estádio, agora a realidade aumentada pode se tornar uma realidade no esporte.

A NBA já fez experimentos similares, e a MLB (liga americana de baseball) também já fez alguns testes similares. A ideia será cada vez mais comum e a tecnologia se confirma como a grande tendência do esporte nos últimos anos. Um abraço para o VAR.

Leia também: Algoritmos preveem: Brasil é o favorito para ser campeão da Copa

Publicidade

Canais Especiais Hypeness