Inovação

ImagineRio, o atlas interativo da história do Rio de Janeiro que te convida a viajar no tempo

01 • 12 • 2022 às 12:48 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Fundado em 1º de março de 1565, o Rio de Janeiro possui um vasto passado que se confunde com a própria história do Brasil, a partir das invasões portuguesas: segunda capital e segunda maior cidade do País, o Rio até hoje exibe detalhes e lembranças de sua profundidade secular em suas ruas, esquinas e prédios. São essas memórias que a plataforma ImagineRio permite visitar virtualmente, através de seu “atlas digital pesquisável que ilustra a evolução social e urbana do Rio de Janeiro ao longo de toda a sua história, como existiu e como foi imaginada”.

O bairro de Botafogo visto do alto do Corcovado em um antigo cartão postal da cidade

O bairro de Botafogo visto do alto do Corcovado em um antigo cartão-postal da cidade

-Bondinho do Pão de Açúcar completa 110 anos; saiba curiosidades

Desenvolvida pelos professores Farès el-DahdahAlida Metcalf em colaboração com o Laboratório de Estudos Espaciais do Center for Research Computing da Universidade Rice, a plataforma oferece uma linha do tempo e um mapa interativo, que permite ao visitante clicar em determinada rua, esquina ou prédio histórico, e conhecer um pouco mais do passado daquele canto carioca.

Partindo da “vasta iconografia” que a cidade possui em livros, fotos e museus, a chave para desenvolver a ImagineRio, segundo Alida, foi vincular esse material “ao mapa e a datas específicas para que você realmente veja tudo no contexto”.

Detalhe da enseada de Botafogo e do Morro da Urca mostrados na plataforma no ano de 1707

Detalhe da enseada de Botafogo e do Morro da Urca mostrados na plataforma no ano de 1707

-Levantamento ‘ébrio-etnográfico mapeia os 75 butiquins de Copacabana

A plataforma se baseia no mapa moderno do Rio, por sobre o qual inclui os pontos históricos interativos. Recentemente, o mapa foi atualizado, passando a contar com apoio de uma bolsa da Getty Foundation, que financiou a colaboração entre a Universidade Rice e o Instituto Moreira Salles (IMS). A atualização criou um ambiente digital renovado, e adicionou mais de 3 mil fotos para ilustrar o Rio dos séculos 19 e 20, a partir das coleções de grandes fotógrafos do acervo do IMS.

O bondinho do Pão de Açúcar foi fundado em 1912, e completou 110 anos em 2022

O bondinho do Pão de Açúcar foi fundado em 1912, e sua história está na plataforma ImagineRio

-A história do Pier de Ipanema, ícone da contracultura e do surf no Rio dos anos 1970

“Esta é uma grande reconstrução, e isso é realmente importante para um projeto de humanidades digitais, porque eles podem ser datados, as concessões se esgotam e depois não são atualizadas e assim por diante. Foi muito emocionante atualizar o site e possibilitar a pesquisa de imagens e fotografias dentro da imagineRio”, afirmou Alida. Além de “visitar” os endereços da cidade, o mapa permite viajar pelos séculos no Rio, selecionando uma data específica dos 457 anos de sua história, para explorar aquela época de determinado local.

O Palácio Monroe, no centro do Rio, foi inaugurado em 1904, e derrubado em 1976

O Palácio Monroe, no centro do Rio, foi inaugurado em 1904 e derrubado em 1976

-Real Gabinete Português de Leitura, no Rio: a quarta biblioteca mais bonita do mundo

O mapa, portanto, se localiza não só no espaço, mas também no tempo. E o banco de dados da ImagineRio informa sobre determinado edifício ou monumento, trazendo fotos e dados alinhados ao período selecionado. “O que é emocionante sobre nosso projeto é que você pode voltar e ver a cidade como era, mas também temos planos para a cidade aqui, mostrando como a cidade foi imaginada para ser reestruturada, reconstruída, reformada. Isso faz parte da ImagineRio. Você está imaginando o passado, mas também está vendo como o Rio foi pensado naquele tempo”, concluiu a professora.

No passado, a cidade era toda cruzadas pelos trilhos dos bondes

No passado, a cidade era toda cruzada pelos trilhos dos bondes

Publicidade

Canais Especiais Hypeness