Inovação

Pedra, papel, tesoura! Direto da 3ª série, simulador do jogo vira febre com torcida no TikTok

13 • 12 • 2022 às 10:08 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Desde os tempos escolares que todo mundo sabe a regra básica do jogo Pedra, Papel e Tesoura: pedra vence tesoura, que vence o papel, que vence a pedra – o resto é sorte, acaso, estratégia e disputas sem-fim. E se a Copa do Mundo vem deixando todo mundo sedento por competição, apostas e bolões, é essa a nova tendência a viralizar do TikTok para as mais diversas redes sociais: assistir a disputas de Pedra, Papel e Tesoura, jogados não com as mãos, mas em um simulador eletrônico.

Uma das muitas disputas de Pedra, Papel e Tesoura que viralizaram pelo perfil do TikTok

Uma das muitas disputas de Pedra, Papel e Tesoura que viralizou pelo perfil do TikTok

-Prêmio de R$ 122 milhões dividido em bolão causa ciúmes e exposição

A estética é semelhante a de jogos dos anos 80 e 90, e utiliza ícones autômatos que se movem pela tela até “encontrar” outro ícone – e, assim, as disputam se sucedem, com os mais fortes derrotando os mais fracos, de acordo com as regras. Na tela, portanto, dezenas de objetos “flutuam” para todos os lados, superando rivais a cada “esbarrão”, permitindo que se adicionem quantos objetos quiser para protagonizar disputas que deixariam algumas seleções da atual Copa do Mundo envergonhadas diante de tanta emoção.

Outra estética utilizada com as mesmas regras para jogos de Pedra, Papel e Tesoura no perfil

Outra estética utilizada com as mesmas regras para jogos de Pedra, Papel e Tesoura no perfil

-Essa pedra gigante virou atração turística por desafiar a gravidade

E não se trata de sucesso discreto ou passageiro: um dos criadores da novidade, o programador Peter Ganunis, já conta com quase 700 mil seguidores e cerca de 13 milhões de curtidas em seu perfil, intitulado Living RPS, no TikTok. A adesão é tamanha que é possível ver entre os comentários verdadeiras torcidas para uma das opções – com centenas de pessoas celebrando a vitória da Tesoura, ou lamentando que sua amada Pedra ficou para trás.

Algumas das melhores disputas já passaram das diversas milhões de visualizações no TikTok

Algumas das melhores disputas já passaram das diversas milhões de visualizações no TikTok

-Origami: No centenário de Shuzo Fujimoto, guias de dobraduras se tornam públicos

As partidas também são analisadas e celebradas, tal qual acontece por especialistas em outros esportes. “Pedra matou todas as Tesouras, acabando com o único predador natural do Papel. Isso causou uma explosão na população de Papéis, e acabou por levar a Pedra à extinção”, analisou o perfil Yojo no Twitter, mostrando a complexidade e até mesmo a beleza da competição – que, no vídeo abaixo, é comparada à intensidade de uma peça de Beethoven.

Publicidade

© fotos: TikTok/Living RPS/Reprodução

 


Canais Especiais Hypeness