Reverb

Quais foram as músicas brasileiras mais legais de 2022? Selecionamos 8 destaques do ano

26 • 12 • 2022 às 11:24
Atualizada em 26 • 12 • 2022 às 11:29
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

A música brasileira perdeu alguns de seus maiores nomes em 2022, com o adeus à Gal Costa, Erasmo Carlos e Elza Soares, entre outros – mas, ainda que tais obras sejam insuperáveis, muita coisa boa também foi lançada neste ano que se encerra.

Diante da grandeza e principalmente da importância dos artistas que partiram, uma outra forma de celebrar a música brasileira, afinal, é também ouvindo e comemorando as novidades do período – um ano que chorou, gritou, denunciou, recordou e dançou em suas canções.

Capa do disco "QVVJFA?" ou "Quantas Vezes Você já Foi Amado?", de Baco Exu do Blues

Capa do disco “QVVJFA?” ou “Quantas Vezes Você já Foi Amado?”, de Baco Exu do Blues

-Gal Costa: 20 músicas que representam a maior cantora do Brasil

Como toda seleção do tipo, a presente lista parte de uma escolha pessoal, que visa a iluminar uma parte da infinitude de novidades e qualidades que a música brasileira segue lançando – e ainda bem, já que o legado dos artistas que partiram é também a própria variedade e qualidade dos novos sons produzidos no país.

Nem todas as músicas mais legais de 2022 foram gravadas por artistas iniciantes, mas todas foram lançadas no ano – e todas traduzem com excelência, diversão e força algumas peças do quebra-cabeça emocional, social e político que forma um ano em seu final.

Tulipa Ruiz lançou o disco "Habilidades Extraordinárias" em 2022

Tulipa Ruiz lançou o disco “Habilidades Extraordinárias” em 2022

-No adeus a Erasmo Carlos, 20 músicas geniais de um de nossos maiores compositores

Como não poderia deixar de ser, muita coisa que merecia constar ficou de fora: a injustiça é parte essencial de qualquer seleção. Todas as músicas que aqui estão, porém, merecem constar, algumas por seu sentido dançante e divertido, como “De Kenner”, de FBC e VHOOR, outras pela força do discurso e do som somadas à importância histórica da própria banda, caso de “Alerta Antifascista”, dos Ratos de Porão. Boa parte das músicas reitera a qualidade de grandes artistas que despontaram nos últimos anos, como os novos trabalhos de Baco Exu do Blues, Criolo, Gloria Groove e Tulipa Ruiz.

Capa de "Sobre Viver", disco lançado por Criolo em 2022

Capa de “Sobre Viver”, disco lançado em 2022 por Criolo

-Baco Exu do Blues se abre sobre a depressão: ‘Você aprende a conviver com ela’

Uma curiosidade desta lista é a presença de pai e filho no mesmo Top 8 de 2022 – e não na mesma gravação: Tim Bernardes lançou seu segundo disco solo e, tal qual ocorreu com o primeiro, também se posicionou entre os melhores lançamentos do ano. Enquanto isso, seu pai, Mauricio Pereira, um dos melhores e mais interessantes compositores do País, regravou seu clássico “Um Dia Útil” de forma tão particular – sobre uma música tão interessante e singular – que merece ser reconhecida como uma das boas novidades.

"Mil Coisas Invisíveis", disco lançado em 2022, é o segundo disco solo de Tim Bernardes

“Mil Coisas Invisíveis”, disco lançado em 2022, é o segundo disco solo de Tim Bernardes

-Elifas Andreato: o adeus ao artista das capas de discos mais emblemáticas da MPB

Vale convidar o leitor a ouvir, descobrir, lembrar ou curtir não somente as canções selecionadas, mas também os discos inteiros de cada um desses artistas – que são, de fato, também alguns dos melhores lançados no Brasil em 2022.

“4 da manhã em Salvador” – Baco Exu do Blues

“De Kenner” – FBC e VHOOR

“Vermelho” – Gloria Groove

“A Balada de Tim Bernardes” – Tim Bernardes

“Pluma Black” -Tulipa Ruiz (com Negro Léo)

“Alerta Antifascista” – Ratos de Porão

“Pretos Ganhando Dinheiro Incomoda Demais” – Criolo

“Um Dia Útil” – Maurício Pereira

Publicidade

Canais Especiais Hypeness

Especiais