Ciência

Que foto o telescópio Hubble tirou no dia do seu aniversário?

01 • 12 • 2022 às 10:52
Atualizada em 23 • 01 • 2023 às 16:35
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Se atualmente o telescópio James Webb vem revolucionando a astronomia ao registrar os cantos mais distantes e impressionantes do Universo, esse caminho foi pavimentado pelo incrível trabalho do seu antecessor. Voando pela órbita baixa da Terra há 32 anos, o telescópio Hubble desde então fotografa a infinitude do espaço ao seu redor 24 horas por dia, 7 dias por semana – o que necessariamente quer dizer que, em todos esses anos, ele tirou ao menos uma foto no dia do seu aniversário, leitor.

O telescópio Hubble sendo lançado ao espaço pela Discovery, em 1990

O telescópio Hubble sendo lançado ao espaço pela Discovery, em 1990

-Comparação das fotos do Webb e do Hubble mostra a diferença do novo telescópio

O telescópio espacial Hubble foi lançado à órbita baixa da Terra em 1990 e, quando completou 30 anos de serviços ininterruptos, em 2020, a NASA lançou a plataforma “What Did Hubble See on Your Birthday?”, ou “O que o Hubble viu no seu aniversário?” em comemoração. Como o nome sugere, a página permite selecionar uma data especial, para revelar qual foto o Hubble tirou naquele dia: tanto um dia quanto um mês específico podem ser selecionados, mas não o ano, que é escolhido pelo site.

"Pilares da criação", uma das fotos mais famosas tiradas pelo Hubble, da Nebulosa Águia

“Pilares da criação”, uma das fotos mais famosas tiradas pelo Hubble, da Nebulosa Águia

-Estação Espacial irá ‘cair’ na Terra em 2031

É possível, portanto, descobrir uma foto tirada pelo Hubble em um aniversário aleatório. Junto da imagem, uma pequena descrição detalha o que a imagem está mostrando – oferecendo ainda a opção de abrir a imagem em tamanho completo. E mais: o botão “more info”, ou “mais informações”, abre uma nova página com versões diferentes da imagem, como em diferentes recortes ou tamanhos, além, é claro, de um texto maior com mais informações sobre o que a foto em questão mostra.

A galáxia anã irregular I Zwicky 18, tirada pelo Hubble em 28 de maio de 1998

A galáxia anã irregular I Zwicky 18, tirada pelo Hubble em 28 de maio de 1998

A galáxia espiral M81, em foto tirada pelo Hubble em 31 de dezembro de 2006

A galáxia espiral M81, em foto tirada pelo Hubble em 31 de dezembro de 2006

-James Webb descobre galáxias primitivas do começo do Universo

No dia 28 de maio de 1998, por exemplo, o Hubble tirou uma foto da galáxia anã irregular I Zwicky 18, localizada a cerca de 59 milhões de anos-luz da Terra. Já na noite de ano-novo de 2006, em 31 de dezembro, o telescópio registrou a galáxia espiral M81, também conhecida como “Galáxia de Bode” – não em homenagem ao animal, mas sim ao astrônomo que a descobriu, Johann Elert Bode, em 1774 –, localizada a cerca de 12 milhões de anos-luz. E o telescópio trintão segue trabalhando: há, portanto, literalmente imagens do Hubble para todos os dias, como pode ser conferido AQUI.

Mesmo com a chegada do James Webb, o telescópio Hubble segue trabalhando no espaço

Mesmo com a chegada do James Webb, o telescópio Hubble segue trabalhando no espaço

Publicidade

© fotos 1, 2, 5: Wikimedia Commons

© fotos 3, 4: NASA


Canais Especiais Hypeness