Criatividade

Recordes mundiais: ‘Guinness Book’ é um prato cheio para bizarrices que envolvem comidas e bebidas

09 • 12 • 2022 às 08:35 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

O Livro dos Recordes contempla todo tipo de realização humana sem precedentes: entre invenções, feitos esportivos, habilidades extraordinárias, capacidades intelectuais, conquistas financeiras… E as comidas e bebidas não poderiam ficar de fora do Guinness Book. Muitos recordes gastronômicos aparecem no livro – incluindo preços, tamanhos, sabores e hábitos, alguns mais nojentos – ou mesmo preocupantes – do que outros.

O fazendeiro Christopher Qualley, de em Minnesota, nos EUA, com sua cenoura recordista de 10,17 kg

O fazendeiro Christopher Qualley, de Minnesota, nos EUA, com uma cenoura de 10,17 kg

-Engenheiro bate recorde de maior pilha de M&M’s já registrada

Tal qual em outras categorias, os recordes envolvendo comidas e bebidas são tão variados e surpreendentes quanto possível, nos lembrando o quanto a natureza, mas principalmente o ser humano, pode ser singular, surpreendente ou mesmo bizarro.

Alguns, no entanto, são mais singelos e diretos, como o mais longo fio de macarrão do mundo, com 3.084 metros e 66,1 kg, preparado pela Xiangnian Food Co., Ltd, na cidade chinesa de Nanyang. No mesmo inocente e inofensivo estilo, a mais pesada cenoura do mundo foi colhida pelo fazendeiro Christopher Qualley, de Otsego, em Minnesota, nos EUA, com 10,17 kg.

O fio de macarrão de 3.084 metros e 66,1 kg da companhia chinesa Xiangnian Food Co., Ltd

O fio de macarrão de 3.084 metros e 66,1 kg da companhia chinesa Xiangnian Food Co., Ltd

-O macarrão mais raro do mundo é tão difícil de fazer que está em extinção

O título de fungo mais caro do mundo foi para a trufa branca (Tuber magnatum pico), encontrada nas regiões italianas de Piemonte, Emilia-Romagna, Toscana e Marche, bem como na Península de Ístria, na Croácia – e vendido por incríveis 3 mil dólares o quilo.

E começando a adentrar os recordes menos singelos e mais corajosos – ou mesmo repugnantes – , o feito do estadunidense Gregory Foster também entrou no livro, após comer três Carolina Reapers, a mais forte pimenta do mundo, em apenas 8,72 segundos.

O fungo mais caro do mundo foi para a trufa branca Tuber magnatum pico, vendida a 3 mil dólares o quilo

O fungo mais caro do mundo é a trufa branca Tuber magnatum pico, a 3 mil dólares o quilo

O momento em que Gregory Foster comeu três pimentas Carolina Reapers em 8,72 segundos

O momento em que Gregory Foster comeu três pimentas Carolina Reapers em 8,72 segundos

-Brasileiro entra no ‘Guinness’ pelos olhos mais esbugalhados do mundo

Para além de sabores, tamanhos e intensidades, alguns recordes envolvendo comidas e bebidas no Guinness se tornam verdadeiros riscos para a saúde – como o batido pelo britânico Bruce Masters, que visitou 46.495 pubs desde 1960, estabelecido em 2014 como a pessoa que mais frequentou o típico bar britânico. Um brinde em cada um e imagine o estrago.

Nenhum, porém, se aproxima do que “conquistou” o estadunidense Donald Gorske, confirmado como a pessoa que mais comeu Big Mac no mundo. Ao longo de 50 anos, Gorske ingeriu um ou mesmo dois exemplares do mais famoso sanduíche do McDonald’s quase todos os dias.

O britânico Bruce Masters entrou pro livro após visitar 46.495 pubs entre 1960 e 2014

O britânico Bruce Masters entrou pro livro após visitar 46.495 pubs entre 1960 e 2014

-Ele cultivou 1296 tomates num único pé e bateu seu próprio recorde mundial

Segundo a inscrição no livro, o hábito foi mantido por Gorske desde 1972, estabelecendo o recorde em 2021 com impressionantes 32.340 sanduíches consumidos ao longo de cinco décadas – a maior quantidade de Big Mac comida por uma única pessoa.

Essas são, porém, apenas algumas amostras para degustação, já que, em sua edição 2023, o Guinness Book traz muitos outros recordes envolvendo comidas e bebidas – alguns deles podem ser visitados no site do Livro dos Recordes. Mas, por favor, não tentem realizar nada disso em suas cozinhas.

Entre 1972 e 2021, Donald Gorske comeu 32.340 BIg Macs, comendo o sanduíche todos os dias

Entre 1972 e 2021, Donald Gorske comeu 32.340 sanduíches Big Mac

Publicidade

Canais Especiais Hypeness