Ciência

Solstício no Brasil: fenômeno marca início do verão hoje e é responsável pelo dia mais longo do ano

21 • 12 • 2022 às 15:38
Atualizada em 21 • 12 • 2022 às 15:42
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Você já ouviu falar em solstício? É um evento astronômico que acontece duas vezes por ano, nos meses de junho e dezembro, e marca a entrada de uma nova estação. Nesta quarta-feira (21), a Terra passa novamente por esse marco que anuncia a entrada do verão, no hemisfério Sul, e do inverno, no Norte. Aqui no Brasil, o fenômeno marca o dia mais longo do ano.

Esse evento é ligado à inclinação da órbita da Terra em relação ao Sol. Segundo a Nasa, essa inclinação influencia a quantidade de luz solar que cada metade do planeta recebe, o que, consequentemente, provoca as mudanças de estações.

O verão está dando suas caras com chuva ou Sol na sua cidade?

A relação humana com o solstício

No entanto, para as pessoas, o solstício significa muito mais do que um marco de início de verão ou inverno. “A relação humana com o solstício data de milhares de anos atrás. Essa observação do movimento do Sol resultou em avanços humanos desde a construção de edifícios até a criação do calendário”, disse José Daniel Flores Gutiérrez, astrônomo da Universidade Nacional Autônoma do México e editor responsável do Anuário do Observatório Astronômico Nacional do México em entrevista à National Geographic.

Em linhas gerais, o solstício é um fenômeno astronômico que representa o momento em que o Sol atinge maior declinação em latitude em relação à linha do Equador.

É importante lembrar que a Terra gira ao redor do Sol ao longo de um ano – o chamado plano orbital. Em comparação a esse plano, o eixo da Terra tem uma inclinação aproximada de 23,4°, que não varia muito durante o trajeto. Assim, o planeta permanece sempre inclinado para a mesma direção, independentemente da posição da Terra.

Vai dar praia neste final de ano?

Isso faz com que um dos hemisférios receba maior incidência dos raios solares do que outro durante um período do ano. Durante seis meses, o polo sul está mais inclinado para o Sol e, consequentemente, o polo norte está mais afastado. Nos outros seis meses, a situação se inverte.

Existe ainda o equinócio, o ponto intermediário dos dois solstícios. No equinócio, os dois hemisférios da Terra estão igualmente iluminados. Ele ocorre no início oficial do outono no Hemisfério Sul e da primavera no Hemisfério Norte. O próximo equinócio será em 20 de março.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Canais Especiais Hypeness