Ciência

Sucesso: Missão Artemis I, que foi à Lua, retorna à Terra após 25 dias

12 • 12 • 2022 às 12:28 Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

A cápsula Órion, principal estrela da Missão Artemis I, da NASA, voltou à Terra. Depois de 25 dias do seu lançamento, o módulo lunar voltou em segurança para a Terra em um pouso no Oceano Pacífico.

A nave espacial foi enviada para o espaço e deu uma volta na Lua, marcando a volta da exploração humana no nosso satélite, mais de 50 anos depois das missões Apolo.

Missão foi atrasada em três meses por condições climáticas para lançamento

A NASA está planejando há anos as missões Artemis. A primeira viagem não foi tripulada e desejava entender se o equipamento era seguro e capaz de realizar seu trajeto sem problemas. Foram 2 milhões de quilômetros percorridos no período.

A missão está sendo considerada um sucesso pela agência espacial dos EUA. O pouso, que era uma das partes mais delicadas da missão, foi bem avaliado e garantiu a segurança dos objetos que estavam lá dentro.

O objeto caiu nas águas da Ilha de Guadalupe, às 14h40 no horário de Brasília.

Paraquedas foram ativados para reduzir impacto da nave no oceano

A reentrada na atmosfera terrestre é sempre muito preocupante por conta das altas temperaturas enfrentadas pelos módulos lunares. Por conta do atrito com o ar e a alta velocidade, a cápsula Órion chegou a enfrentar temperaturas acima dos 3 mil graus celsius, e se manteve intacta internamente.

“A Orion está em casa”, declarou a Nasa em uma rede social. “É um acontecimento histórico”, disse Bill Nelson, o chefe da Nasa, durante a transmissão ao vivo do retorno da cápsula. “Estamos agora voltando ao espaço profundo junto com uma nova geração”.

Nave chegou em segurança na superfície terrestre

Agora, o planejamento da NASA é avaliar completamente a missão de 25 dias e os seus detalhes, para, em 2025, já enviar missões tripuladas para o ambiente e dar um restart na presença humana na nossa vizinha Lua.

Leia também: Sistema inteligente a bordo da Artemis, missão da NASA que voltou à Lua, é um iPad

Publicidade

Fotos: Getty Images


Canais Especiais Hypeness