Ciência

A belíssima nova espécie de lagarto descoberta no Peru

20 • 01 • 2023 às 10:46
Atualizada em 20 • 01 • 2023 às 10:48
Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

Um grupo de cientistas descobriu uma nova espécie de lagarto em terras peruanas. Em estudo publicado no dia 31 de dezembro na revista Taxonomy, os biólogos anunciaram a identificação do Proctoporus titans, um incrível réptil ainda desconhecido pelos seres humanos.

O Proctoporus titans foi descoberto durante uma expedição em maio de 2022, no Parque Nacional de Otishi, área protegida nas proximidades das Cordilheiras dos Andes e da cidade de Cusco.

Novo lagarto peruano habita região alta dos Andes e ainda não havia sido catalogado pela ciência

Entre os pesquisadores creditados pela descoberta estão Edgar Lehr, Juan C. Cusi, Maura Fernández, Ricardo J. Vera e Alessandro Catenazzi. Outro nome importante – que também foi referenciado na publicação – é o do guarda florestal do parque, Marco Antonio Mayta.

“Esta expedição foi, para os membros da minha equipe de pesquisa e para mim, a mais desafiadora. O lagarto foi a primeira espécie nova (descoberta pela equipe) e os membros da minha equipe concordaram em dedicá-lo à universidade”, disse ele.

Pelas fotos, não dá pra ter muita noção do tamanho do “titã” – como foi batizado -, mas ele tem pouco mais de 5 centímetros de comprimento entre a ponta de seu nariz e a cloaca.

Fêmeas e machos possuem colorações diferentes

O bichinho pequeno ainda vive em um local extremamente alto – entre 3.231 e 3.269 metros – região com níveis de oxigênio mais baixos que o normal.

Existem outros resultados envolvendo a expedição que ainda devem ser pesquisados e podem ser revelados nos próximos meses.

Leia também: Cientistas do Equador identificam novas espécies de cobras subterrâneas na região dos Andes

Publicidade

Fotos: Reprodução/Lehr et. al/Taxonomy


Canais Especiais Hypeness