Criatividade

A maior borracha do mundo: 2,2 quilos a serviço do apagamento perfeito

24 • 01 • 2023 às 13:09 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Da mesma forma que a cidade de Itu, no interior de São Paulo, é conhecida por seus produtos e objetos de tamanhos exagerados, como orelhões, lápis, semáforos e sorvetes, uma empresa em Osaka, no Japão, também faz sucesso oferecendo uma versão gigante de um objeto normalmente pequeno. O principal produto da fabricante Seed é uma simples borracha apagadora: no lugar dos poucos centímetros costumeiros, porém, a Radar S-10000 mede 276 x 141 x 43 mm, e pesa cerca de 2,2 quilos – tudo para apagar melhor eventuais erros cometidos a lápis no papel.

A imensa dimensão da Radar S-10000 faz dela provavelmente a maior borracha comercializada do mundo

A dimensão da Radar S-10000 faz dela provavelmente a maior borracha comercializada do mundo

-Essa loja de lápis em Teerã é de enlouquecer qualquer desenhista

A empresa foi fundada em 1915, e a linha de borrachas gigantes foi lançada em 1968, se tornando, desde então, o produto principal da Seed. Segundo consta, o sucesso se dá não somente por sua grande dimensão, mas principalmente pela maciez de sua textura e a eficácia para apagar o grafite do papel, que justificam até mesmo o preço especialmente salgado da borracha gigante: o maior modelo é vendido por 13.200 ienes, equivalentes a cerca de 525 reais.

A borracha gigante da marca japonesa Seed foi desenvolvida primeiramente como um prêmio

A borracha gigante da marca japonesa Seed foi desenvolvida primeiramente como um prêmio

-Pizza gigante de Nova Iguaçu é maior do Brasil e dá prêmio em desafio

A primeira versão da Radar S-10000 foi desenvolvida para ser uma peça única, oferecida como um prêmio em um concurso anual realizado pela empresa. A imensa borracha, porém, foi de tal forma bem recebida pelos clientes da Seed – que já amavam a Radar S-60, de tamanho normal, com um quarto do peso da grandalhona – que a empresa decidiu tornar o modelo gigante disponível para o mercado: e o sucesso veio na mesma dimensão.

A linha Radar possui borrachas de tamanhos diversos, da versão portátil comum à gigante

A linha Radar possui borrachas de tamanhos diversos, da versão portátil comum às gigantes

-O maior e mais pesado navio já construído era o dobro do Titanic

Antes, a empresa já tinha outros dois modelos grandes de borracha, mas a S-10000 elevou o exagero a tamanhos inéditos: além de ser o maior produto da linha Radar, trata-se provavelmente da maior borracha do mundo – feita, no entanto, do mesmo material que as borrachas pequenas da empresa. Apesar de o sucesso em Osaka se dar há bastante tempo, recentemente uma foto do produto viralizou no Twitter, reacendendo a curiosidade internacional pela borracha gigante japonesa.

Publicidade

© fotos: Seed/Divulgação


Canais Especiais Hypeness