Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Uma foto publicada pelo jornal Folha de São Paulo criada pela jornalista Gabriela Biló causou polêmica nas redes sociais e chegou a gerar nota de repúdio do Palácio do Planalto.
Presidente Lula em reunião com governadores no dia 9 de janeiro, logo após atentados em Brasília
A fotógrafa Gabriela Biló sobrepôs uma fotografia do presidente Luis Inácio Lula da Silva arrumando sua gravata com uma vidraça quebrada no Palácio do Planalto. A sobreposição causa a impressão de que o mandatário teria tomado um tiro na direção do peito.
Confira a imagem:
Lula e vidros quebrados do Palácio do Planalto . Foto feita com técnica de múltipla exposição. Para @folha pic.twitter.com/nud9eWIj0m
— Gabriela Biló (@gabrielabilo1) January 18, 2023
A imagem foi publicada no dia 18 de janeiro, 10 dias depois da invasão à Praça dos Três Poderes. Além de ter ido pras redes sociais, o duplo clique também parou na capa da Folha de São Paulo, onde Gabriela Biló trabalha.
No veículo, a imagem foi associada à manchete “No foco de Lula, presença militar no Planalto é recorde”.
A foto utiliza a múltipla exposição, uma das primeiras formas de montagem no mundo da fotografia. Antigamente, em tempos analógicos, fazia-se dois cliques no mesmo filme, gerando uma sobreposição de imagens. Nas câmeras digitais de hoje em dia, isso é mais fácil.
Na semana passada, Biló havia feito uma foto de Marina Silva utilizando a mesma técnica:
Sábado passado o mesmo jornal usou na primeira pagina a mesma técnica da dupla exposição com Marina Silva.
Ninguém reclamou que isso não é jornalismo. pic.twitter.com/FyZfRNEm6c
— paulo nogueira (@1paulonogueira) January 20, 2023
Os debates foram insuflados pela temática da foto que retrata o chefe de estado do Brasil. A imagem remete aos atos violentos recentes que tiveram como vítima o presidente.
Usuários das redes sociais acusaram a imagem de incitação à violência, crime de ódio e fake news. A filósofa Márcia Tiburi, por exemplo, fez a seguinte afirmação:
O que a @folha pretende com essa montagem? Incitar o ódio contra Lula? Sugerir que ele leve um tiro no coração? O responsável por essa montagem deve ser intimado a se explicar! Trata-se de uma montagem criminosa, pois sugere um tiro no coração. pic.twitter.com/Hm53rhTNvX
— Marcia Tiburi (@marciatiburi) January 19, 2023
A reação, contudo, não foi unânime.
Fui dormir muito satisfeito com essa foto, mais um golaço da Biló. Acordei e fiquei surpreso com a repercussão, mas entendi e vi sentido nos argumentos. Ela vai servir para um bom debate. Arte também é o local onde a arte está exposta.
— Leandro Iamin 🎗️ (@leandroiamin) January 19, 2023
O governo emitiu nota repudiando o conteúdo da imagem, focando sua crítica ao veículo de comunicação.
“É lamentável que o jornal Folha de S.Paulo tenha produzido e veiculado uma imagem não jornalística sugerindo violência contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no contexto dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Trata-se de uma montagem, por não retratar nenhum momento que tenha acontecido”, diz nota da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
A jornalista publicou um texto na Folha de São Paulo refletindo sobre as críticas e justificando suas escolhas.
“Ao ver o Palácio ferido e a vida acontecendo normalmente, refleti sobre qual seria a melhor forma de traduzir o que eu estava sentindo —fotojornalismo não é só registro, é também tradução do ambiente, no caso, do ambiente político —e pensei nessa técnica antiga de dupla exposição”, afirmou a fotógrafa em coluna.
“Como autora da foto, não vou dizer o que as pessoas têm que sentir, respeito como a foto chegou a quem viu violência. Mas a verdade não é uma só. Como a autora da foto, aceito as críticas. Ninguém é obrigado a ver o mundo da mesma forma que eu”, complementou Biló.
Gabriela Biló foi vencedora do troféu Mulher Imprensa em 2020 e é considerada uma das principais fotojornalistas do país. Sua trajetória ganhou notoriedade há dez anos, quando fez uma cobertura fotográfica das marchas de junho de 2013. Passou pelo Estadão e hoje cobre Brasília pela Folha de São Paulo.
Leia também: 20 imagens poderosas deste concurso de fotojornalismo para refletir sobre a humanidade
Publicidade
Desde a assinatura pelo presidente Jair Bolsonaro de um decreto flexibilizando a posse de armas, o mercado brasileiro...
O Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro (MPRJ) entrou no caso de contaminação envolvendo quatro praias de...
Menos de uma semana depois do Supremo Tribunal Federal decidir por unanimidade a aprovação do direito de mudança de...
Um terremoto de 6.8 graus ocorrido na Bolívia perto das 10h40 pôde ser sentido em Brasília, São Paulo, Paraná e no...
Em depoimento para a polícia do Rio Grande do Sul obtido pelo UOL, um ex-fiscal do Carrefour onde aconteceu o...
A desigualdade salarial no Brasil, está basicamente ligada à duas variáveis: cor e gênero. E nesta triste realidade...
São muitos os mistérios que rodeiam não só a Coréia do Norte como um todo, mas principalmente seu líder, Kim...
Durante participação no programa de entrevistas Roda Viva, o atual prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, se...
Na madrugada desta segunda-feira (31), o cantor e ator Tiago Abravanel refletiu sobre suas relações familiares com os...