Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A bicicleta é o meio de transporte oficial de Amsterdã, de tal forma que a cidade possui mais bikes que pessoas: 63% dos mais de 820 mil habitantes realizam ao menos uma viagem diária sobre duas rodas nas mais de 881 mil bicicletas espalhadas pela capital holandesa. Se a tradição traz imensos benefícios para a saúde da população e do planeta, ela cria um dilema urbano particular: faltam vagas para estacionar as bikes nas ruas, especialmente no centro de Amsterdã. Para resolver esse simpático dilema, a prefeitura encontrou o espaço necessário debaixo d’água.
As bicicletas espalhadas pela região central de Amsterdã, onde o estacionamento foi construído
-Holanda cria ciclovia que brilha no escuro inspirada em Van Gogh
Pois, para além das bicicletas, a cidade é também conhecida pelos mais de 160 canais que cortam o mapa espalhados por 160 km. Quando as mais de 10 mil vagas que a Estação Central de Amsterdã já ofereciam anteriormente se revelaram insuficientes para abrigar as magrelas da capital, mas faltava espaço para ampliar o local em terra, a solução encontrada foi construir um estacionamento subaquático. A garagem começou a ser construída em 2019, para conclusão agora de uma obra que custou 60 milhões de euros.
As bikes no antigo estacionamento da Estação Central: mais de 10 mil vagas não foram suficientes
O novo estacionamento subaquático, já concluído, será inaugurado com 7 mil vagas no dia 26/01
-7 cidades pelo mundo que estão se livrando dos carros
“Muitos ciclistas utilizam esse precioso espaço público para pedalar e estacionar. O município buscou oferecer vagas subaquáticas para que o espaço público fosse devolvido aos pedestres, turistas e pessoas com deficiências”, explicou Pieter Visser, gerente do projeto.
O estacionamento será inaugurada nesta quarta-feira (26 de janeiro), oferecendo 7 mil novas vagas, que serão gratuitas nas primeiras 24 horas, e depois custarão 1,35 euro por dia. A construção precisou drenar parte do lago próximo à Estação, em um feito da engenharia que foi registrado ao longo de quatro anos no vídeo em time-lapse abaixo.
De grootste fietsenstalling 🚲🚲🚲 van onze stad opent eind januari de deuren. Om de stalling te bouwen moest het water worden weggepompt uit het Open Havenfront. Bekijk 4️⃣ jaar werk in 6️⃣0️⃣ seconden. pic.twitter.com/J1GJM6PYmZ
— Gemeente Amsterdam (@AmsterdamNL) January 13, 2023
-Como é passar uma semana usando bicicleta como transporte em São Paulo
O dilema da falta de espaço para bicicletas não é exclusivo de Amsterdã: segundo consta, por toda a Holanda existem cerca de 23,4 milhões de bikes, em um país de 17,8 milhões de pessoas – estima-se que 36% das viagens diárias da população são feitas sobre duas rodas, comparadas às 24% feitas de carro. Não por acaso, um outro estacionamento para bicicletas será também inaugurado em espaço localizado ao lado do porto, oferecendo mais 4 mil vagas, em obra que custou 25 milhões de euros.
Amsterdã possui a maior população de ciclistas e bikes, mas o hábito se espalha por todo o país
Publicidade
Em Araquari, Santa Catarina, a solução da Prefeitura para cuidar dos animais de rua e conscientizar a população...
Essa é uma cozinha conceito que está exposta no stand da Brastemp, na CASACOR 2011. Sem puxadores, com portas...
Quando a larica bate dá aquela vontade de comer algo frito, quem sabe um tempurá, mas uma pizza também nunca cai...
A retomada recente do carnaval de rua em diversas cidades do Brasil faz com que os foliões tenham de investir na...
Aproveitando que estamos perto da comemoração da Independência do Brasil, resolvemos trazer um assunto à tona que...
Pesquisadores da Rush University Medical Center, em Chicago, desenvolveram uma vending machine especial, cujo principal...
Na velocidade dos tempos de agora, em que o dia parece não mais caber em 24 horas, o sono costuma ser o primeiro...
Quatro garotas africanas Duro-Aina Adebola, Akindele Abiola, Faleke Oluwatoyin, de 14 anos, e Bello Eniola, de 15...
Os amantes de gatos vão se apaixonar pelo Didga, o gato skatista que se aventura em Coolangatta, uma cidade de praia...