Inovação

Amsterdã inaugura estacionamento subaquático para 7 mil bicicletas no centro da cidade

26 • 01 • 2023 às 12:45 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

A bicicleta é o meio de transporte oficial de Amsterdã, de tal forma que a cidade possui mais bikes que pessoas: 63% dos mais de 820 mil habitantes realizam ao menos uma viagem diária sobre duas rodas nas mais de 881 mil bicicletas espalhadas pela capital holandesa. Se a tradição traz imensos benefícios para a saúde da população e do planeta, ela cria um dilema urbano particular: faltam vagas para estacionar as bikes nas ruas, especialmente no centro de Amsterdã. Para resolver esse simpático dilema, a prefeitura encontrou o espaço necessário debaixo d’água.

As bicicletas espalhadas pela região central de Amsterdam, onde o novo estacionamento foi construído

As bicicletas espalhadas pela região central de Amsterdã, onde o estacionamento foi construído

-Holanda cria ciclovia que brilha no escuro inspirada em Van Gogh

Pois, para além das bicicletas, a cidade é também conhecida pelos mais de 160 canais que cortam o mapa espalhados por 160 km. Quando as mais de 10 mil vagas que a Estação Central de Amsterdã já ofereciam anteriormente se revelaram insuficientes para abrigar as magrelas da capital, mas faltava espaço para ampliar o local em terra, a solução encontrada foi construir um estacionamento subaquático. A garagem começou a ser construída em 2019, para conclusão agora de uma obra que custou 60 milhões de euros.

As antigas vagas no estacionamento da Estação Central: mais de 10 mil espaços não eram suficientez

As bikes no antigo estacionamento da Estação Central: mais de 10 mil vagas não foram suficientes

O novo estacionamento subaquático, já concluído, será inaugurado com 7 mil vagas no dia 26

O novo estacionamento subaquático, já concluído, será inaugurado com 7 mil vagas no dia 26/01

-7 cidades pelo mundo que estão se livrando dos carros

“Muitos ciclistas utilizam esse precioso espaço público para pedalar e estacionar. O município buscou oferecer vagas subaquáticas para que o espaço público fosse devolvido aos pedestres, turistas e pessoas com deficiências”, explicou Pieter Visser, gerente do projeto.

O estacionamento será inaugurada nesta quarta-feira (26 de janeiro), oferecendo 7 mil novas vagas, que serão gratuitas nas primeiras 24 horas, e depois custarão 1,35 euro por dia. A construção precisou drenar parte do lago próximo à Estação, em um feito da engenharia que foi registrado ao longo de quatro anos no vídeo em time-lapse abaixo.

-Como é passar uma semana usando bicicleta como transporte em São Paulo

O dilema da falta de espaço para bicicletas não é exclusivo de Amsterdã: segundo consta, por toda a Holanda existem cerca de 23,4 milhões de bikes, em um país de 17,8 milhões de pessoas – estima-se que 36% das viagens diárias da população são feitas sobre duas rodas, comparadas às 24% feitas de carro. Não por acaso, um outro estacionamento para bicicletas será também inaugurado em espaço localizado ao lado do porto, oferecendo mais 4 mil vagas, em obra que custou 25 milhões de euros.

Amsterdam possui a maior população de ciclistas e bikes, mas o hábito se espalha por todo o país

Amsterdã possui a maior população de ciclistas e bikes, mas o hábito se espalha por todo o país

Publicidade

© fotos 1, 2, 4: Getty Images

© foto 3: Twitter/AmsterdamNL/Reprodução


Canais Especiais Hypeness