Sustentabilidade

As flores e plantas mais raras do mundo – incluindo as brasileiras

13 • 01 • 2023 às 17:08 Kauê Vieira
Kauê Vieira   Sub-editor Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

Você já pensou na quantidade de flores desconhecidas que existem por aí? A raridade de algumas espécies se dá por causa de vários fatores. 

Algumas demoram décadas para desabrochar, já outras precisam de um cenário específico para se desenvolverem e, claro, muitas foram vítimas da emergência climática que está reduzindo drasticamente as reservas de vegetação natural disponíveis no planeta Terra. 

O Hypeness preparou uma lista com cinco espécies de plantas raríssimas e cada vez mais difíceis de serem encontradas:

1. Rosa Juliet 

A Rosa Juliet levou 15 anos para ser desenvolvida

Batizada em homenagem à protagonista feminina da tragédia de William Shakespeare, essa espécie chama a atenção pelas pétalas com cor de pêssego. Além disso, a Rosa Juliet possui pequenas flores que desabrocham na parte interna dela. 

A Rosa Juliet, conhecida também como Julieta, foi desenvolvida durante 15 anos pelo famoso botânico David Austin. O trabalho do britânico custou por volta de 3 milhões de libras para ser viabilizado. 

Desde então, a Rosa Juliet caiu nas graças dos casamentos por toda Europa. É praticamente impossível encontrar essa espécie no Brasil, a não ser por meio da compra de sementes na internet. A Rosa Juliet gosta de solo fértil, com alta capacidade de drenagem. 

2. Bico de Papagaio 

A Bico de Papagaio, nativa das Ilhas Canárias

Original das Ilhas Canárias, a Bico de Papagaio é considerada uma espécie rara desde pelo menos 1884. A explicação mais comum é que sua polinização foi feita por pássaros extintos.

3. Petúnia vermelha 

Petúnia vermelha, a planta mais rara do Brasil

Descoberta apenas em 2007, a espécie é considerada a mais rara do Brasil. A Petúnia vermelha é polinizada por beija-flores e conhecida por flores que podem atingir até 1 metro de altura. 

A Petúnia vermelha é geralmente encontrada em uma pequena região do Rio Grande do Sul. A espécie está ameaçada pelo avanço dos campos agrícolas, responsáveis pela destruição da vegetação originária, minando as condições para o crescimento saudável da espécie. 

4. Middlemist Vermelha 

Estamos diante do que é considerada a planta mais rara do mundo. Conhecida também por Middlemist camelia, a espécie é natural da China, mas encontrou morada no Reino Unido a partir de 1804.

Middlemist Vermelha: esta é a planta mais rara do mundo

Hoje em dia é praticamente impossível encontrar a Middlemist na China. A planta é vista somente em dois lugares no mundo todo. São eles: uma estufa no Reino Unido e um jardim na Nova Zelândia. 

O nome da planta foi escolhido em homenagem ao viveirista (quem cultiva vários tipos de plantas) John Middlemist, responsável pela doação da plantinha a um jardim botânico da ilha, iniciando assim a venda da flor para o público geral.  

5. Kokio 

Esta é uma espécie vista apenas nos Estados Unidos. Natural do Havaí, a Kokio foi descoberta em meados de 1860 e considerada oficialmente extinta no final dos anos 1950. 

Os anos 1970 começaram com um sopro de esperança com a localização de uma árvore isolada. Só que o único exemplar acabou vítima de um incêndio em 1978. Mas nem tudo estava perdido.

A Kokio existe apenas em três ilhas do Havaí

 Os ramos da árvore morta no incêndio foram enxertados em um exemplar similar responsável pela geração de 23 árvores, que ficam atualmente em três ilhas do Havaí. A Kokio pode crescer até 4,5 metros e possui flores brilhantes com tons de vermelho-alaranjado.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness