Debate

Ator Edward Norton é descendente de Pocahontas e do homem que a sequestrou

06 • 01 • 2023 às 13:13 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Durante uma participação no programa Finding Your Roots (Encontrando suas Raízes, em tradução livre) da PBS, dos EUA, o ator Edward Norton descobriu ser tataraneto de 12º grau de Pocahontas.

O programa Finding Your Roots é um clássico da televisão estadunidense que, tem como foco encontrar a origem de pessoas famosas. Entre os convidados do programa, já estiveram famosos como Larry David, Michael K. Williams, Sarah Silverman e Andy Samberg.

Edward Norton não sabia que tinha ligação com os Rolfe, família tradicional que se originou do rapto e casamento forçado de Pocahontas

O programa utiliza técnicas de detecção de ancestralidade por DNA, mas também a mais comum genealogia através de documentos históricos. A pesquisa é comandada por  Henry Louis Gates Jr., professor aposentado de história e genealogia na Universidade de Harvard.

A pesquisa de Gates chegou à conclusão que Edward Norton, estrela de ‘Clube da Luta’ e ‘O Ilusionista’, é tataraneto de 12º grau de Pocahontas, indígena que existiu de verdade.

“Isso faz você perceber que um pequeno pedaço da história humana você é”, disse Norton ao receber a notícia. Mas a Pocahontas da vida real tem uma história bem diferente da animação da Disney de 1995.

Quem foi Pocahontas?

Pocahontas é o apelido de Matoaka, uma indígena da etnia Powhatan, que vivia na região do atual estado da Virginia, nos EUA.

A indígena ficou conhecida por ter supostamente impedido que seu pai, também chamado Powhatan, assassinasse o colono britânico John Smith quando tinha apenas 10 anos ou 11 anos, em 1607.

Dois anos depois, ela foi sequestrada por um grupo de colonizadores. Ela foi forçada a se converter ao cristianismo e mudar de nome. A indígena foi forçada a se casar com John Rolfe, que plantava tabaco na região da Virginia invadida. Ela teve dois filhos com o colonizador.

Suposto retrato de Pocahontas idealizado durante o século 19, nos EUA

A adolescente raptada foi levada à Inglaterra e tornou-se uma das nobres da corte britânica, sendo chamada de ‘Rolfe da Pele Vermelha’. Lá, era exibida como ‘peça de museu’ e desumanizada pelos ingleses. Ela teve de adotar um nome cristão, Rebecca.

Em março de 1617, Pocahontas faleceu de alguma doença desconhecida, com pouco mais de 20 anos de idade. Seus filhos deixaram extensa descendência nos EUA e na Inglaterra. Além de Edward Norton, a ex-primeira dama dos EUA, Edith Wilson – casada com o presidente Woodrow Wilson, que comandou o país durante a Primeira Guerra – também era uma das descendentes deste trágico evento da colonização da América do Norte pelos britânicos.

Leia também: Estado dos EUA troca ‘Dia de Cristóvão Colombo’ por ‘Dia dos Indígenas’

Publicidade

Canais Especiais Hypeness