Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Se as cápsulas funcionam como uma opção saborosa e rápida para o preparo da café, por outro lado a reputação ecológica dos recipientes de plástico e metal é a pior possível. Elas são apontadas como um resíduo prejudicial ao meio ambiente, difíceis de serem recicladas e capazes de levar até 400 anos para se decompor na natureza. Uma nova pesquisa, no entanto, coloca o impacto das cápsulas em perspectiva, ao sugerir que, de modo geral, elas podem ser menos nocivas à natureza do que o preparo de café feito em uma cafeteira ou através de outros métodos tradicionais.
Segundo a pesquisa, as cápsulas têm a pior fama, mas não são o método mais poluente de preparo
-6 possibilidades de reciclagem para suas cápsulas de café
Ao invés de focar exclusivamente no fim do processo de preparo, e calcular o impacto ambiental somente pelo resíduo, o estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Quebec, no Canadá, mediu quão nocivo é o processo como um todo, desde a produção dos grãos até a quantidade de lixo despejados em lixos e aterros. Assim, a pesquisa calculou o total de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) produzido a cada 280 mililitros de café entre os diferentes métodos de preparo – e surpreendentemente concluiu que as cápsulas entram em terceiro lugar na lista final dos mais poluentes.
O café feito de forma tradicional com filtro e água fervente foi medido como o mais poluente
-Copos de café ganham alternativa sustentável feita com a borra
De acordo com estudo, o café filtrado tradicional é o método que mais emite GEE, por conta da grande quantidade de pó exigida por xícara, bem como pela energia consumida para aquecer a água. Por motivos semelhantes, o preparo com a prensa francesa ocupou a segunda colocação: as cápsulas foram apontadas como a terceira forma mais poluente, especialmente pela menor quantidade de café no interior de cada unidade ser controlada, economizando cerca de 11 a 13 gramas e evitando o desperdício e o consumo excessivo. “A fase agrícola é a mais poluente”, explicou Luciano Rodrigues Viana, um dos autores da pesquisa.
A parte mais poluente do processo de feitura é a produção agrícola do café
-Entrevista de emprego: ‘Teste da Xícara de Café’ faz mesmo sentido?
A conclusão é relevante por se tratar da bebida mais consumida no mundo: estimativas sugerem que cerca de 2 bilhões de xícaras de café são consumidas todos os dias no planeta. Assim, apesar do plástico e do alumínio nas cápsulas, e do consumo de energia durante a fabricação, o impacto do preparo do grão e do café propriamente é superior. Para Viana, uma alternativa ambiental é reduzir o consumo diário de modo geral, e evitar desperdícios. “Não acho que as cápsulas sejam uma solução milagrosa”, apontou Viana, em reportagem da BBC. “Mas esse é um bom exemplo que ilustra nossos vieses cognitivos.”
Menos popular, o método que emite a menor quantidade de gases poluentes é o café instantâneo
-Quem bebe café têm mais chances de viver mais e melhor
“As cápsulas reutilizáveis, se usadas por muito tempo, são uma solução para reduzir a quantidade de resíduos”, acrescentou o cientista. Por utilizar menos matéria-prima, o café instantâneo foi apontado como o preparo mais ecológico: da mesma forma, por consumir menos energia, as chaleiras são mais recomendadas no lugar das cafeteiras elétricas populares.
Publicidade
Alguns dos recursos que mais utilizamos no planeta são limitados, o que obriga que, 0 quanto antes, procuremos...
A tartaruga da espécie Mary River (Elusor macrurus) é tipo aquele seu amigo esquisitão com quem todo mundo...
A 6a edição do Encontro Vegano JMA J’adore mes amis acontecerá no dia dos pais, no próximo domingo, 09 de agosto,...
A Bacia do São Francisco perdeu 50% da superfície de água natural nas últimas 3 décadas, entre 1985 e 2020....
Nunca fez tanto calor na Ásia. Essa informação vem direto do relatório da Organização Meteorológica Mundial...
Luisa Mell entrou para o time de estrelas apoiadoras do Veganuary, um desafio anual que estimula as pessoas entenderem...
O Brasil é um dos países com a maior presença de agrotóxicos no mundo. O veneno, parte de diferentes estágios da...
Duas empresas de tecnologia avançam na direção de diminuir a poluição causada por aviões. A canadense Carbon...
Não são boas as notícias trazidas por um novo estudo sobre o crescimento do uso de fontes de energias renováveis...