Ciência

Cometa vai ‘passar de raspão’ pela Terra em fevereiro

20 • 01 • 2023 às 18:31
Atualizada em 20 • 01 • 2023 às 19:09
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Quando falamos de cometas, esperamos sempre um espetáculo no céu. E, a partir do fim de janeiro e no começo de janeiro, poderemos ter a oportunidade de observar esse fenômeno.

No caso, o cometa C/2022 E3 (ZTF) – que só é visto por essas bandas a cada 50 mil anos – irá passar próximo da Terra. Com isso, aumenta a expectativa entre os amantes da astronomia.

Representação gráfica de passagem de cometas no céu; não se sabe se ele brilhará muito por conta de proximidade do Sol

O cometa C/2022 E3 foi descoberto por pesquisadores da Zwicky Transient Facility (ZTC) em março do ano passado, atravessando pela órbita do planeta Júpiter. De acordo com os pesquisadores, cometa possui um brilho intenso – o que pode facilitar sua visualização.

E agora, ele está “a caminho” da Terra. De acordo com os astrônomos, a aproximação máxima entre nosso planeta e a bola de gelo gigante deve ocorrer no dia 1 de fevereiro, quando o cometa ficará a 42 milhões de km da Terra, cerca de 100 vezes a distância entre nosso planeta e a Lua.

Cometa visto pelos neandertais

Para os astrônomos, isso é muito, muito pouco. E, de acordo com os pesquisadores, o cometa foi detectado pela primeira e última vez pelos Neandertais. Calculando sua órbita, os cientistas do California Institute of Technology descobriram que ele passa próximo da Terra a cada 50 mil anos.

O C/2022 E3 (ZTF) será melhor visto no Norte e no Nordeste, entre o dia 1 e o dia 5 de fevereiro. A partir desta data, ele será melhor observado para quem está nas regiões mais ao sul do Brasil.

Leia também: Astronomia: retrospectiva de um 2022 cheio de novidades e revoluções no estudo do Universo

Publicidade

Canais Especiais Hypeness