Ciência

Curiosidade: saiba que utensílios de cozinha ou superfícies não devem ser limpos com vinagre

23 • 01 • 2023 às 14:16 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Para muito além de um ingrediente fundamental para o preparo de marinados, picles, vinagretes e outros pratos saborosos, o vinagre é desde a antiguidade utilizado também como material de limpeza. Na busca por alternativas mais baratas e ecológicas aos sabões, detergentes e produtos atuais, o vinagre vem cada vez mais retomando sua popularidade como um ingrediente capaz de limpar com eficácia principalmente os materiais mais delicados de nossa casa e cozinha.

Além de servir como ingrediente, o vinagre pode ser material de limpeza, mas deve ser usado com cuidado

Além de ingrediente, o vinagre pode ser material de limpeza, mas deve ser usado com cuidado

-Aprenda a vencer a sujeira das panelas com “influenciador da limpeza”

Junto de suco de limão e bicarbonato de sódio, o vinagre branco pode oferecer sua acidez para combater encardidos, manchas, gorduras, polir vidro e metal, podendo até mesmo funcionar, segundo a sabedoria popular, como uma boa alternativa aos amaciantes de roupa industriais nas máquinas de lavar.

Nem tudo em nossa cozinha, porém, deve ser limpo com vinagre, que pode também danificar materiais. O caso das facas de cozinha e das tábuas de madeira é exemplar: o vinagre pode estragar o delicado material das facas, ou deixar manchas e cheiro nas tábuas usadas para o corte.

Vinagre com bicarbonato de sódio e suco de limão pode produzir bons produtos de limpeza

Vinagre, bicarbonato de sódio e suco de limão podem produzir bons produtos de limpeza

-Casa mais suja da Inglaterra está à venda com bagunça incluída

O mesmo vale para tábuas ou utensílios de mármore: a superfície suave da pedra pode ser afetada pela acidez do vinagre, e acabar até mesmo abrindo rachaduras. Artefatos feitos de pedras naturais, como granito, travestino, quartzo, calcário e pedra-sabão também não devem ser expostos ao vinagre ou outros produtos agressivos. Todo e qualquer utensílio feito de materiais delicados, em verdade, deve evitar o vinagre como produto de limpeza, assim como panelas feitas de alumínio, cobre ou aço inoxidável.

Tábuas de madeira e facas de cozinha estão entre os utensílios que não devem ser limpos com vinagre

Tábuas de madeira e facas de cozinha são utensílios que não devem ser limpos com vinagre

Panelas de ferro fundido também podem ter o material danificado pela acidez do vinagre em limpeza

Panelas de ferro fundido também podem ter o material danificado pela acidez do vinagre

-Limpar a casa faz tão mal para mulheres quanto fumar 20 cigarros por dia

Panelas feitas em aço fundido também devem ser mantidas longe da limpeza com vinagre, especialmente os mais concentrados. Outra superfície proibida são os eletrônicos, cada vez mais presentes na cozinha: qualquer artefato smart, ou mesmo televisões, monitores, telas ou tablets não devem ser assim higienizados.

Por fim, mas não menos importante, é fundamental lembrar que o vinagre não é capaz de desinfetar locais que tenham sido expostos a possíveis patogênicos ou bactérias, como através de ovos ou carne crua: para higienizar corretamente tais superfícies, é imperativo o uso de detergentes, água sanitária ou na máquina de lavar.

O vinagre não é suficiente para desinfetar superfícies, como pontos expostos à carne crua

O vinagre não é suficiente para desinfetar superfícies, como pontos expostos à carne crua

Publicidade

© fotos: Getty Images


Canais Especiais Hypeness