Debate

Entrevista de emprego: ‘Teste da Xícara de Café’ faz mesmo sentido?

18 • 01 • 2023 às 09:49
Atualizada em 20 • 01 • 2023 às 13:15
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Para além dos trabalhos e atributos descritos em um currículo ou mesmo das respostas aos recrutadores, os menores detalhes podem ser determinantes em uma entrevista de emprego para conquistar a contratação – até mesmo a forma como você toma um café. Ou principalmente: esse é o segredo por trás do “Teste da Xícara de Café”, um método criado na Austrália e que passou a ser aplicado em avaliações profissionais por todo o mundo, como forma de descobrir um pouco mais sobre o candidato ou a candidata a uma determinada vaga de trabalho.

Uma xícara de café em uma entrevista de emprego pode ser a chave para a contratação - ou a rejeição

Uma xícara de café em uma entrevista de emprego pode ser a chave para a contratação

-Mercado de trabalho: como recrutamento anônimo aumenta diversidade

O método tornou-se público e ganhou popularidade a partir da empresa Xero Australia, que revelou selecionar novos funcionários se baseando também no teste. Durante a entrevista, o recrutador oferece ao candidato ou candidata uma xícara de café: a avaliação de fato, porém, começa após se tomar a bebida, a partir do que a pessoa fizer com a xícara. Se ele irá deixá-la sobre a mesa simplesmente, sem pedir autorização, se perguntará sobre onde deve deixar a louça, ou se pedirá permissão para levar até a cozinha para lavar o recipiente.

O método tornou-se público a partir de uma empresa de finanças australiana

O método tornou-se público a partir de uma empresa de finanças australiana

-Vaga absurda usa signo como diferencial

De acordo com relato recente de Trent Innes, diretor da Xero, o método oferece um entendimento mais profundo e espontâneo sobre a pessoa avaliada, sua educação, seu comportamento em grupo, dentro de um ambiente de trabalho, e especialmente se possui espírito de cooperação, elementos que podem ser mais importantes do que pequenas diferenças em qualificações. “Queremos realmente ter certeza de que temos pessoas com um senso de propriedade“, afirmou Innes, durante um podcast de negócios da The Venture.

O que fazer com a xícara após tomar o café pode ser, portanto, uma importante pergunta na entrevista

O que fazer com a xícara após tomar o café pode ser a mais importante pergunta na entrevista

-GIF’s mostram as mudanças no rosto depois de uma xícara de café

A melhor resposta, claro, é a terceira opção, quando o candidato pede permissão para recolher ele mesmo a xícara, para limpá-la em seguida: esse é o comportamento que ajuda na aprovação. A pior reação durante o “Teste da Xícara de Café” é deixar a xícara sobre a mesa, sem se informar sequer sobre o que fazer com o objeto. Segundo o diretor, a maioria das pessoas, no entanto, é aprovada, com somente 5% a 10% dos entrevistados ou entrevistadas sendo reprovados – o método, portanto, serve mais para eliminar os piores candidatos do que selecionar os melhores.

A melhor resposta para a pergunta "secreta" da entrevista é lavar as xícaras após beber

A melhor resposta para a pergunta “secreta” da entrevista é lavar as xícaras

Publicidade

Canais Especiais Hypeness