Ciência

Estrela devorada por buraco negro vira ‘rosquinha de gás’ do tamanho da Via Láctea

16 • 01 • 2023 às 16:20 Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

Cientistas da Agência Espacial dos EUA (NASA) e da Agência Espacial Europeia (ESA) registraram através do Telescópio Hubble o desaparecimento de uma estrela engolida por um buraco negro.

Ela se tornou uma enorme nuvem de poeira, gás e outros dejetos. Em formato circular, a estrela acabou se transformando em uma “rosquinha” do tamanho da Via Láctea. Sério, do tamanho da nossa galáxia inteira.

Estrela se torna nuvem de gás do tamanho da Via Láctea ao ser engolida por buraco negro

O objeto está a cerca de 300 mil anos-luz do nosso planeta. As imagens que você vê na matéria são representações artísticas produzidas por artistas da NASA.

Contudo, através de ondas ultravioleta, o telescópio Hubble foi capaz de captar as ondas e perceber que se tratava de um fenômeno chamado de “espaguetização”.

Na espaguetização, a estrela engolida foi se desintegrando e se transformando em um fio de matéria estreito, que vai sendo engolido aos poucos, assim como nós comemos um fio de espaguete na macarronada.

Confira uma animação da NASA com uma explicação do fenômeno (em inglês):

“Nós ainda estamos tentando entender o evento. A estrela é destruída e então tem esse material que está entrando no buraco negro. Há modelos que acham que sabem o que está acontecendo, e então você tem o que realmente vê. Este é um momento empolgante para os cientistas: bem na interface do conhecido e do desconhecido”, explicou Peter Maksym, um astrônomo do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, em um comunicado da Nasa publicado no site da agência.

Leia também: Câmera financiada pela Nasa revela detalhes inéditos de cratera no lado escuro da Lua

Publicidade

Fotos: Reprodução/NASA


Canais Especiais Hypeness