Tecnologia

EUA mandam todos os aviões pousarem após pane geral no sistema aéreo

11 • 01 • 2023 às 11:57
Atualizada em 11 • 01 • 2023 às 13:53
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Após uma falha na Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA), todos os voos em território estadunidense tiveram de pousar na manhã desta quarta-feira (11).

A pane geral no sistema de monitoramento de voos no espaço aéreo do Estados Unidos ocorreu entre entre 9h30 e 10h50, no horário de Brasília.

Guichê de atendimento da companhia American Airlines no JFK, no Queens, em Nova Iorque. Ele é o quinto aeroporto mais movimentado do país.

O que aconteceu? 

A falha principal ocorreu no sistema NOTAM, que notifica problemas graves em aeroportos e voos que cruzam o país.

Os únicos voos que poderia continuar operando em meio à pane geral foram os com fins militares ou de resgate médico.

De acordo com informações da Casa Branca, não existem evidências de que as falhas ocorreram por conta de algum ataque cibercriminoso.

Em nota, a FAA afirmou que o sistema NOTAM estava sendo restabelecido, assim como a atividade aérea do país. “As operações normais de tráfego aéreo estão sendo retomadas gradualmente nos EUA após uma interrupção noturna do sistema de Aviso aos Aeronavegantes, que fornece informações de segurança às tripulações de voo. O bloqueio de decolagem foi retirado. Continuamos a investigar a causa do problema inicial”, disse a FAA.

O sistema aéreo dos Estados Unidos já voltou a operar normalmente

Cerca de 716 voos foram cancelados entre as 9h40 e as 11h, no horário do Brasília. Todos eles partiam de solo estadunidense. Mais de 10 mil voos ficaram atrasados. A crise se estendeu para os aeroportos de Paris, Madrid e Londres, com atrasos em praticamente todos os voos que passam por espaço aéreo americano estimados. As informações são do FlightRadar24.

Por volta das 10h55, se iniciou a retomada de decolagens. No momento, milhares de aeronaves já estão sobrevoando o país, e o sistema parece já ter voltado completamente ao normal.

Leia também: Greves e alta dos combustíveis: caos nos aeroportos pode tornar impossível viajar para a Europa por um bom tempo

Publicidade

Fotos: Getty Images


Canais Especiais Hypeness