Inovação

Grazer: aplicativo de namoro para veganos vira febre por ‘matches’ sem ingredientes animais

20 • 01 • 2023 às 10:50
Atualizada em 06 • 02 • 2023 às 14:11
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Para além das fotos e da atração física, o verdadeiro “match” entre duas pessoas acontece quando as preferências, hábitos e posicionamentos também se encaixam: foi para facilitar a vida dos veganos e vegetarianos e promover dates sem carne ou ingredientes animais que o app de encontros Grazer foi desenvolvido.

A ideia é tão simples quanto eficaz, buscando reunir pessoas que não consomem carne nem ingredientes animais, através de um aplicativo especializado focado exclusivamente nessa fatia – verde – da população.

O app foi criado em 2016, e relançado recentemente com nova e polêmica campanha publicitária

O app foi criado em 2016, e relançado recentemente com nova e polêmica campanha publicitária

-Xuxa diz que veganos possuem ereções mais fortes e fazem sexo melhor

Criado no Reino Unido em 2016 por Charlotte Elizabeth e Lewis Foster, dois veganos com experiências anteriores namorando “carnívoros”, o Grazer surgiu quando Foster começou a se engajar na causa, e enfrentar os diversos dilemas que essa escolha de vida pode trazer. “Ao me tornar parte da comunidade, comecei a escutar as pessoas brincando sobre como era difícil paquerar para veganos, especialmente para as mulheres, e isso ficou na minha cabeça”, afirmou o fundador.

“Como encontrar como você em um grupo de apenas 2% da população? É difícil a realidade lá fora”, explicou, em entrevista para o site Metro.

O Grazer funciona essencialmente como os apps tradicionais, mas focado em veganos e vegetarianos

O Grazer funciona essencialmente como os apps tradicionais, mas para veganos e vegetarianos

-Conheça o Vinder, app brasileiro criado para conectar pessoas veganas

Segundo dados do próprio Grazer, 41% dos usuários de apps de relacionamentos convencionais se desanimam com a palavra “vegano” em um perfil: tal dificuldade se agrava pelo fato da maioria da população vegana afirmar que não se relacionaria com uma pessoa que consome carne ou ingredientes animais – segundo o app, 52% dos veganos e 39% dos vegetarianos não namorariam uma pessoa carnívora.

“As mulheres veganas definitivamente são maioria nesse universo, com pesquisas sugerindo que 63% das pessoas veganas são mulheres”, revela Lewis. “Esses 13% de diferença tornam a dinâmica dos encontros um pouco incomum”.

"À procura de alguém que não fale sobre bacon", diz a mensagem no perfil da campanha do app

“À procura de alguém que não fale sobre bacon”, diz a mensagem no perfil da campanha do app

-Bíblia pode ter defendido o vegetarianismo; entenda teoria polêmica

Por se tratar de um nicho em crescimento, também é grande a concorrência, e outros aplicativos como Veggly, VegPal e TofuTogether igualmente promovem o match “verde”.

Para ganhar destaque, o Grazer lançou uma campanha que traz um slogan em duplo sentido, ao mesmo tempo literal e um tanto extremo: “fuck vegans” – a frase subverte um xingamento contra os veganos, e se torna uma sugestão picante para um bom final em um encontro.

Bimini, do reality show 'Ru Paul's drag race' do Reino Unido, estrela a nova campanha 

Bimini, do reality show ‘Ru Paul’s Drag Race’ do Reino Unido, estrela a nova campanha do app 

“Os aplicativos de namoro baseados em plantas eram obsoletos e sem gosto, não representavam a comunidade de hoje. O namoro vegano precisava de um brilho”, concluiu Elizabeth, sobre o app.

"Love Vegans/Fuck Vegans: agora há um app para isso", dizem os cartazes da campanha com o slogan

“Love Vegans/Fuck Vegans: agora há um app para isso”, dizem os cartazes da campanha

Publicidade

Canais Especiais Hypeness