Ciência

Infravermelho tira imagem fantástica de ‘serpente’ em berçário de estrelas

09 • 01 • 2023 às 11:25
Atualizada em 10 • 01 • 2023 às 14:09
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Um registro feito pelo Telescópio VISTA (Visible and Infrared Survey Telescope for Astronomy), que fica no Chile, chocou pela beleza. O equipamento infravermelho captou a constelação de Serpente no meio da nebulosa Sh2-54.

Constelação de serpentário circundo nebulosas na Via Láctea

As imagens surpreendem pela quantidade de estrelas e pela beleza dos astros que nos circundam, mas também pelo cinturão escuro entorno da nebulosa.

A SH2-54 é um berçário de estrelas. Nessa região do espaço, que fica a 6,2 mil anos-luz de distância do nosso planeta, estão surgindo diversos astros semelhante ao Sol, que, ao longo de milhares de anos, vão se afastando dessa formação e desenvolvendo seus próprios sistemas.

A “serpente” observada no infravermelho se traduz em pontos mais brilhantes na imagem, que compõem a constelação de ‘Serpente’ ou ‘Serpentário’. Ela é registrada desde os tempos da astronomia na Grécia Antiga e segue sendo objeto de estudo dos cientistas até os dias de hoje.

O registro foi feito pelos pesquisadores do Observatório Europeu do Sul, que fica no Deserto do Atacama. O telescópio VISTA consegue captar ondas de luz ultravermelhas e, assim, produz imagens surpreendentes como a que você viu aqui.

“Enquanto a luz visível é facilmente absorvida pelas nuvens de poeira nas nebulosas, a luz infravermelha pode passar através das espessas camadas de poeira quase sem impedimentos”, explica o Observatório através de comunicado oficial publicado nas redes sociais.

Leia também: Dia da Astronomia: conheça 5 planetários no Brasil que merecem uma visita

Publicidade

Fotos: Reprodução/ESO/VVVX


Canais Especiais Hypeness