Inovação

Maior balsa do mundo será elétrica e vai navegar entre Argentina e Uruguai

27 • 01 • 2023 às 09:49
Atualizada em 27 • 01 • 2023 às 15:11
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Os pouco mais de 40 quilômetros que separam Buenos Aires, capital argentina, de Colônia do Sacramento, no Uruguai, podem ser feitos em uma extensa viagem de ônibus, mas usualmente a travessia é feita de Buquebus, a balsa que conecta as duas cidades através das águas do Rio da Prata.

A maior barca catamarã do mundo fará exatamente este trajeto e estará em funcionamento já este ano. Desenvolvida pela empresa Incat Tasmania, uma montadora de embarcações australiana, o novo cruzador do Rio da Prata será elétrico e promete ser a maior do planeta em extensão e capacidade de passageiros.

Representação digital da nova embarcação da Buquebus, que deve conectar uma das principais rotas internacionais da América do Sul

A embarcação deve pesar cerca 13.000 toneladas brutas. Além disso, o veículo deve ter cerca de 130 metros de comprimento e 32 metros de largura. A capacidade de transporte é de 2.100 passageiros e outros 220 carros via ferry.

Além disso, ela deve ter velocidade média de 46 km/h, ou 25 nós, mas com alcance estimado de 185 km/h, algo surpreendente para uma embarcação deste tamanho.

Ela foi batizada de Utility Ro-Pax e deve começar a operar em breve. Ela deve reduzir pela metade o tempo de viagem entre os dois países.

O barco está sendo desenvolvido desde 2019 e, de acordo com o idealizador da embarcação, Robert Clifford, deve “revolucionar a indústria de transporte marítimo mundial”.

Atualmente, Oslo (Noruega) e Kiel (Alemanha) possuem o maior ferry do planeta, o Color Magic. Contudo, ele deve ser superado em arqueação bruta pelo Utility Ro-Pax.

Ainda não se sabe qual será o preço cobrado pelo trajeto. Atualmente, a passagem entre Buenos Aires e Colônia do Sacramento custa entre 1.900 e 2.200 pesos argentinos (R$ 116,27 e R$ 128,77), a depender do serviço da embarcação.

Leia também: O navio mais antigo em atividade tem 225 anos e enfrentou piratas e grandes batalhas

Publicidade

Fotos: Incat/Divulgação


Canais Especiais Hypeness