Diversidade

Morre Kaká Di Polly: a drag queen que deitou na Paulista para a 1ª ‘Parada LGBT’ acontecer

24 • 01 • 2023 às 11:47
Atualizada em 24 • 01 • 2023 às 11:49
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Nesta segunda-feira, a drag queen Kaká Di Polly, 63, faleceu. Figura icônica da cena LGBTQIA+ de São Paulo, ela foi pioneira no movimento drag no nosso país e marcante para a existência da 1ª Parada LGBT da capital paulista.

Kaká deixa legado marcante e foi uma das figuras icônicas da primeira parada LGBT da história da capital

Em 1997, ocorreu a primeira Parada – que, rapidamente, depois de alguns anos, se tornaria a maior do planeta – e a marcha só ocorreu por conta de Kaká.

A polícia paulistana não queria que o evento passasse pela Avenida Paulista, mas Kaká se jogou no meio trânsito para desmobilizar os policiais que tentavam impedir a passagem da marcha.

Pioneira do mundo underground, a drag acabou se tornando um ícone da diversidade e do movimento LGBTQIA+ em uma São Paulo bem diferente dos dias de hoje.

No dia 28 de junho, Kaká deitou na Avenida Paulista para dar início a movimento que se tornaria um dos maiores do mundo LGBTQIA+

Ela morre aos 63 anos de idade após sofrer uma parada cardíaca. Ela foi internada após sofrer um queda e, durante uma ressonância, acabou falecendo.

“Ela tinha sofrido uma queda e estava com dor. Estava internada para fazer exames de rotina. Ao fazer exame de ressonância, ela teve a parada. Tentaram reanimá-la, mas ela não resistiu, infelizmente”, confirmou a sobrinha de Kaká ao G1.

Kaká nasceu Carlos Alberto Polycarpo, tinha graduação em psicologia e deixa um companheiro. Além disso, é claro, um legado eterno para a cidade de São Paulo e para os direitos LGBTQIA+ em todo o Brasil.

E como ela mesmo disse, “até pra me esquecer, vocês vão ter de lembrar de mim”. Viva Kaká!

Confira homenagens de celebridades a Kaká:

Leia também: Acessibilidade: conheça Rita d’Libra, primeira drag queen intérprete da língua brasileira de sinais

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram/@kakadipolly


Canais Especiais Hypeness