Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Você sabia que houve um tempo em que os temperos tinham tanto poder que eram considerados mais valiosos do que a cidade de Nova York?
Em 1667, a Holanda selou um acordo de troca que, sem o contexto histórico, parece absolutamente absurdo: cederam o controle da Ilha de Manhattan aos britânicos em troca da Ilha de Rhun, localizada na parte oriental do arquipélago indonésio, uma das poucas partes do mundo onde se cultivava noz-moscada.
A famosa Ponte do Brooklyn, em Nova York
Em defesa dos holandeses, é preciso dizer que era impossível imaginar o que seria de Manhattan: quem diria que uma ilha lamacenta frequentada por comerciantes de peles se tornaria um dos maiores centros financeiros, culturais e políticos do mundo?
Por outro lado, as especiarias eram um luxo absoluto na época: inúmeras pessoas morreram lutando em várias guerras por rotas comerciais e terras ricas nessas culturas. Para os holandeses, esse negócio deve ter parecido mais do que tentador.
No século 17, a noz-moscada era uma das especiarias mais raras do mundo. Além de seu sabor, suas propriedades medicinais eram muito valorizadas. Além disso, muitas pessoas também acreditavam que era a cura para a peste. Naquela época, a noz-moscada era cultivada apenas nas Ilhas Banda (conhecidas como Ilhas das Especiarias), um pequeno grupo de dez ilhas no arquipélago indonésio.
O controle dessas ilhas era uma fonte constante de conflito, especialmente entre ingleses e holandeses, com ambos os lados tentando proteger seu monopólio sobre certas especiarias. A Rhun era uma ilha pequena e estava sob controle britânico.
Em 1614, a província da Nova Holanda foi estabelecida como a primeira colônia holandesa na América: abrangia partes da atual Nova York, Nova Jersey, Pensilvânia, Maryland, Connecticut e Delaware.
No século 17, a noz-moscada era uma das especiarias mais raras do mundo
Acredita-se que, em 1626, Peter Minuit, então diretor-geral da Nova Holanda, ‘comprou’ a Ilha de Manhattan por US$ 24 dos nativos americanos: a ponta mais ao sul da ilha é chamada de New Amsterdam (mais tarde, Nova York) e serviu como um acordo para o governo colonial holandês.
Durante a Segunda Guerra Anglo-Holandesa, os ingleses iniciaram uma conquista para assumir a Nova Holanda, embora ainda estivesse oficialmente sob controle holandês. Em 31 de julho de 1667, foi assinado um tratado entre Holanda, Inglaterra, França e Dinamarca; nos termos do acordo (conhecido como Tratado de Breda), os holandeses cederam o controle de Manhattan aos ingleses em troca da Ilha de Rhun, o que deixou ambos os lados satisfeitos.
No entanto, o monopólio dos imperialistas holandeses sobre a milagrosa especiaria, que eles tanto trabalharam para obter, não durou muito. No século 18, um botânico francês chamado Pierre Poivre contrabandeou milhares de noz-moscada e outras plantas de especiarias da Indonésia para Ilha Maurício e Reunião.
No século 19, as Ilhas Banda foram temporariamente ocupadas pelos britânicos, que transplantaram noz-moscada para outras de suas colônias, incluindo Sri Lanka e Granada. Até hoje, a Ilha de Rhun tem uma população de pouco mais de 2 mil pessoas e permanece mais ou menos inacessível. De sua parte, Manhattan floresceu em um dos principais centros da civilização ocidental.
Quem sabe como teria sido a história se a Holanda tivesse mantido o controle sobre Nova York… ou Nova Amsterdã.
Publicidade
Não é de hoje que a Dove assumiu uma posição a favor da diversidade do corpo feminino. São inúmeras as campanhas...
O grande sintoma do racismo estrutural brasileiro dentro de nossa literatura se dá justo com nosso maior autor – e...
Se tem uma coisa que combina perfeitamente com o verão é a música. Na estação mais quente do ano, as pessoas...
No ano passado, noticiamos aqui no Hypeness a história de Hamila Cissé, uma jovem malinesa de 26 anos que deu à luz...
Se você já estava cansado de ver fotos de comida poluindo as redes sociais, prepare-se para conhecer os novos adeptos...
A final do mundial de Triatlo, no último sábado, no México, teve uma quantidade de reviravoltas surpreendentes e...
Rémi Gaillard, um comediante francês famoso por suas pegadinhas, decidiu tomar uma atitude drástica para ajudar a...
Cannes Lions reúne todos os anos o melhor da propaganda. Publicitários dos quatro cantos do planeta se encontram na...
A todo momento jornais mostram acidentes com cães de grande porte, como rottweilers e pit bulls, mas nem sempre...