Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O professor do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBqM/UFRJ) Mychael Vinicius Lourenço foi listado pela revista Nature, uma das maiores publicações científicas do mundo, como um dos 11 cientistas mais promissores do planeta.
O brasileiro, que tem como foco uma pesquisa na área de doenças neurodegenerativas, tem um trabalho promissor na área, que pode impactar a saúde de milhões de pessoas que sofrem com o Mal de Alzheimer.
Michael tem pesquisa considerada promissora pela revista Nature; ele estuda área ainda desconhecida da neurociência, envolvendo a neurodegeneração e o Mal de Alzheimer
Formado pela UFRJ durante toda sua trajetória acadêmica, Mychael pesquisa as mudanças no cérebro – em nível molecular – que podem aumentar o risco de doenças neurodegenerativas.
“Sou fascinado pelas mudanças que ocorrem no cérebro para causar neurodegeneração e demência. A demência é um problema de saúde mundial que precisa ser investigado mais profundamente e tratado com mais eficiência”, explica à Nature.
Ele é um dos cientistas que nega a teoria dos agregados proteicos. Por muito tempo, cientistas acreditavam que a formação da doença estava relacionada à concentração da proteína beta-amiloide. “Embora o campo tenha defendido “agregados proteicos insolúveis atacam neurônios” como o explicação para as mudanças moleculares na demência, agora entendemos que sua natureza é muito mais complexa”, afirmou à revista.
Sua missão é entender os sistemas complexos ao redor de doenças degenerativas. E encontrar esses sistemas pode ser essencial para reduzir casos de demências e facilitar o tratamento precoce contra o Mal de Alzheimer.
“Vejo minhas pesquisas futuras contribuindo para a identificação de novos mecanismos moleculares que possam ajudar a explicar essa complexidade e propor novas e eficazes estratégias de neuroproteção. Estou particularmente entusiasmado com as perspectivas translacionais de nosso programa de pesquisa”, completa o pesquisador.
Leia também: Pesquisadora brasileira está recuperando visão de idosos com células tronco
Publicidade
A evolução das espécies se dá como uma infinita corrente de formas subsequentes, havendo sempre novos pontos de...
Pesquisadores chineses descobriram fósseis de um peixe ancestral parecido com um tubarão e que viveu há 455 milhões...
A covid-19 causa muitos sintomas além dos já conhecidos. Falta de ar, febre, tosse e dor de cabeça são alguns dos...
A Agência Espacial Europeia (ESA) publicou a foto do Sol com a maior resolução da história. As imagens foram...
Um programa do governo britânico está oferecendo bolsas de mestrado para estudantes de 160 países – incluindo o...
Imagina abrir a geladeira e encontrar uma mini árvore morando dentro dela? Foi o que aconteceu com Bianca Rodrigues,...
Prepare seu coração! Nesta segunda-feira (14), a América do Sul será agraciada com um baita fenômeno astronômico:...
Quem não nasceu ontem por aqui sabe que o Brasil ama odiar seus mais importantes filhos da pátria. São diversos...
Uma pesquisa divulgada pelo site Minha Vida no dia 7 de abril revelou como o estresse afeta mais e de forma mais...