Viagem

Pesquisa elege cidades mais mal-educadas do Brasil

17 • 01 • 2023 às 13:45 Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

Uma pesquisa comandada pela Preply rankeou as capitais brasileiras por nível de cordialidade. Qual será a cidade mais cordial do Brasil? E qual será o município mais mal educado do nosso país?

A plataforma de ensino de idiomas e e-learning coletou informações junto aos seus usuários para entender quais são as capitais mais rudes e aprazíveis do nosso país.

File:Salvador BA.jpg

Salvador ficou em quarto lugar no ranking de cidade mais mal-educada do Brasil

O estudo pediu para que mais de 1,5 mil respondentes de 15 metrópoles classificassem a frequência de comportamentos grosseiros em suas cidades.

Entre as atitudes, por exemplo, estão “não dar gorjeta ao garçom”, “ficar vidrado no celular em público” e “fazer barulho”.

A partir das respostas dos moradores, os pesquisadores estabeleceram um ranking de “boa convivência” para cada cidade brasileira.

File:Landscape view of the Cathedral of Brasília.jpg

Brasília pode se consagrar com os moradores mais cordiais do país

A cidade brasileira mais bem colocada no ranking foi Brasília, com um ranking de 5,74 na má-educação, seguida de Natal e Curitiba no top 3. Confira o ranking completo:

Entre os comportamentos rudes mais comuns, o uso do smartphone realmente é o que mais irrita os brasileiros, assim como o barulho. Eles também se mostraram mais comuns em algumas cidades, como demonstrado pela Preply:

Por fim, o que todos estavam esperando. As cidades brasileiras mais mal-educadas. O prêmio ficou com Goiânia. Depois, veio o Rio de Janeiro, seguido de Porto Alegre, Salvador, Belo Horizonte, Manaus, Fortaleza e , por fim, São Paulo.

Leia também: Ranking Airbnb: 3 cidades brasileiras entre 10 mais procuradas do mundo

Publicidade

Fotos: Rankings: Divulgação/Preply Foto 1 e 2: Wikimedia Commons


Canais Especiais Hypeness