Gastronomia

Picanha é eleita o segundo melhor prato do mundo, de acordo com ranking especializado

16 • 01 • 2023 às 11:20
Atualizada em 19 • 01 • 2023 às 12:26
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Se você é uma pessoa apaixonada por picanha, e tem no tradicional corte de carne típico do churrasco brasileiro seu prato preferido, saiba que o mundo concorda com você. Segundo ranking realizado pelo site TasteAtlas, plataforma croata especializada em levantamentos e mapeamentos gastronômicos, a picanha do Brasil é o segundo melhor prato do mundo, reconhecido por críticas e avaliações de usuários e profissionais da culinária, critério estabelecido pela plataforma para avaliar as receitas. No ranking, a carne ganhou uma nota 4,8 de 5.

De acordo com a plataforma, a picanha brasileira é o segundo melhor prato do mundo em 2023

De acordo com a plataforma, a picanha brasileira é o segundo melhor prato do mundo em 2023

-Ranking deixa a culinária do Brasil atrás da dos EUA; Itália lidera lista do TasteAtlas

A segunda colocação posicionou a picanha brasileira acima de pratos extremamente populares, como pizzas, ceviche, dumplings, steak au poivre, tagliatelle a bolonhesa, sushis, kebabs e mais. “No Brasil, todo churrasco tem picanha, e todas as melhores churrascarias oferecem picanha em seu menu”, diz o site. O corte preferido dos brasileiros ficou atrás somente do karê, um prato japonês à base de curry e pode ser preparado com acompanhamentos diversos, como arroz, pão, carne de porco e mais.

Na plataforma, receitas e recomendações, bem como restaurantes, aparecem junto com os pratos

Na plataforma, receitas e recomendações, bem como restaurantes, aparecem junto com os pratos

-Nas Olimpíadas de Wagyu, a medalha vai para a melhor carne do mundo

Junto a cada prato listado entre os melhores do mundo, a plataforma também explica quais são os ingredientes, as formas de preparo, os melhores restaurantes que servem as receitas, e até mesmo os acompanhamentos ideais – no caso da picanha, a farofa foi apontada como a guarnição complementar perfeita, confirmando que “nenhum churrasco está completo sem” uma boa farofa. A recomendação dos críticos sugere a melhor picanha como sendo a do restaurante Majórica, no Rio de Janeiro.

A receita japonesa Karê foi eleita a melhor do mundo, segundo o ranking da TasteAtlas

A receita japonesa karê foi eleita a melhor do mundo, segundo o ranking da TasteAtlas

-10 pratos típicos pelo mundo que você precisa provar pelo menos uma vez

A picanha não foi, no entanto, o único prato brasileiro a constar na lista, estabelecida anualmente pelo TasteAtlas: na 29ª colocação aparece a “vaca atolada”, receita típica da culinária caipira, feita com mandioca e costela bovina, que recebeu nota 4,6. A moqueca, em suas muitas variações, estilos e Estados de origem, foi elencada como o 49º melhor prato do mundo – acompanhada de uma devida caipirinha. Em seguida, na 50ª posição, aparece o feijão tropeiro, com a recomendação de provar a receita do restaurante Bené da Flauta, na cidade mineira de Ouro Preto.

A vaca atolada caipira aparece na lista na posição 49

A vaca atolada caipira aparece na lista na posição 49

Na terceira colocação, logo após nossa picanha, aparecem as amêijoas à Bulhão Pato, de Portugal, seguido de dois tipos de dumpling chineses completando o Top 5. A lista completa, com detalhes, receitas e recomendações de cada um dos 100 pratos elencados como os melhores do mundo, pode ser acessada – e devorada – aqui. Bom apetite!

A moqueca brasileira encerra a primeira metade da lista, publicada anualmente pela plataforma croata

A moqueca brasileira encerra a primeira metade da lista, publicada anualmente pela plataforma

Publicidade

© fotos 1, 5: Getty Images

© fotos 2, 3, 4: Shutterstock/TasteAtlas


Canais Especiais Hypeness