Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Certamente você conhece alguém que é louco por orquídeas. Embora desafiadora, esta espécie de planta é uma das que mais encantam os amantes de flores coloridas e vistosas dentro de casa.
Depois de saber um pouco mais sobre as flores azuis, chegou a vez de a gente listar algumas das espécies mais raras (e caras) desta planta que dá flores em épocas específicas de cada ano.
Mesmo que esteja presente em grande parte dos lares, as orquídeas possuem espécies raras e até ameaçadas de extinção por causa de práticas predatórias dos seres humanos.
Você já ouviu falar da “orquídea fantasma” ou da “orquídea chinelo de Rothschild”? Estes são alguns exemplares presentes na lista com as espécies mais difíceis de serem encontradas.
Vamos saber mais?
A orquídea fantasma, uma das mais raras do mundo
O nome faz todo o sentido com o aspecto transparente desta espécie da planta. A “orquídea fantasma” tem origem na Grã-Bretanha e, embora velha para algumas pessoas, ela é considerada nova – tendo em vista a presença secular das orquídeas na Terra.
A espécie da planta foi descoberta apenas em 1954, nas ilhas britânicas. Desde então, a “orquídea fantasma” foi vista apenas em 11 oportunidades – colocando-a no hall das flores mais raras do planeta Terra.
Esta espécie de orquídea é impressionante. O aspecto bicolor, que condensa branco e vermelho, deixa qualquer amante de plantas hipnotizado. Tudo isso não é à toa, já que estamos diante da orquídea mais cara do mundo.
Também chamada de “orquídea de Samazau” por causa das pétalas que lembram os braços do célebre dançarino de Sabah, ela demora cerca de 15 anos para florescer.
Esta é a orquídea mais cara do mundo
A criação predatória tornou ainda mais complicado de se encontrar uma “orquídea chinelo de Rothschild”, que é comercializada por até 5 mil dólares nos mercados ilegais.
Orquídea Urban Paphiopedilum : mais de 95% da espécie foi dizimada da natureza
Esta espécie da planta ficou perto de desaparecer da natureza. Integrante da lista de orquídeas mais raras do mundo, a Urban Paphiopedilum foi reduzida em mais de 95%, aponta a Lista Vermelha da IUCN.
A planta sofreu com pisoteio e outras formas de degradação de seu hábitat, como desmatamento, incêndios florestais, extração de madeira e por aí vai. Estimativas dão conta da existência de menos de 50 exemplares da orquídea Urban Paphiopedilum em toda a natureza.
O encantador rosa-choque da orquídea boca do dragão
De nome imponente e um rosa-choque brilhante, esta planta é vista em pântanos e outros lugares úmidos dos Estados Unidos e Canadá. Conhecida também como Swam-pink, a “orquídea boca de dragão” tem flores que podem atingir até 15 cm de altura.
Paphiopedilum vietnamense: uma orquídea ainda ameaçada de extinção
Estamos, infelizmente, diante de uma espécie que não pode mais ser encontrada na natureza. A Orquídea Vietnamese Paphiopedilum é achada apenas na mão de colecionadores e ilegalmente.
A espécie de orquídea foi praticamente dizimada durante três gerações. Hoje, ela é vendida de forma ilegal, e você pode encontrar alguns exemplares restritos ao norte do Vietnã.
A orquídea três pássaros encanta pelos tons de rosa
A planta é nativa das florestas das Américas do Norte e Central. Ela tem esse nome por causa da semelhança com três pássaros em voo. O nome científico da trianthophora, “suportar três flores”, também faz alusão ao seu formato.
As cores da flores lembram tons de rosa com um pouco de verde nos chamados lábios.
Esta é a orquídea mais rara do mundo
Este modelo da planta só foi vista in loco em 2010. Antes, a ciência tinha acesso apenas aos registros com mais de 121 anos, que davam detalhes sobre a espécie de orquídea.
A escassez na natureza, contudo, não facilitou em nada o trabalho de mapeamento dos especialistas. Estima-se que existam apenas 18 orquídeas Zeuxine rolfiana no mundo – todas estéreis -, inviabilizado a reprodução da espécie.
Tem mais: esta espécie é considerada a mais rara do mundo. Os três espécimes coletados pela equipe científica estão guardados no Jardim Botânico de Kozhikode, em Kerala, na Índia, com existência ameaçada por causa da crescente urbanização da área.
Publicidade
Entrou em vigor na Austrália uma lei que pretende banir até julho de 2017 a venda de qualquer produto que tenha sido...
Talvez um dos maiores desafios da nossa geração seja transformar "lixo" em "luxo", e esse é um caso super bem...
O petróleo instaurou o caos na costa brasileira. Mais de 2 mil quilômetros da costa do Nordeste foram atingidos pelo...
Antes de começar a ler este texto, eu sugiro que você se levante e abra a geladeira, como se estivesse buscando algo...
Imagine ser mordido por um aligátor duas vezes e sobreviver em ambas. Essa é a história de Greg Graziani, que...
É triste pensar que, em pleno 2022, com tantas possibilidades e tecnologias, ainda existem empresas que usam animais...
Construída há 20 anos, a Mesquita Ambar é a primeira mesquita feminina da Índia. Ela fica na cidade de Lucknow, no...
Quem optou por seguir uma dieta vegana sabe bem da dificuldade que é encontrar lugares que estejam adaptados a esse...
Seres humanos devem parar de ter filhos. Essa é a posição dos antinatalistas. Não se trata de um desejo da boca pra...