Arte

Reparação: pinturas roubadas pelos nazistas na 2ª Guerra são devolvidas à Polônia

30 • 01 • 2023 às 18:25 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

O Museu de Pontevedra, na Espanha, devolveu duas pinturas do século 15 a autoridades da Polônia na quarta-feira (25 de janeiro), depois que foi determinado que as obras haviam sido roubadas pelas forças nazistas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial, segundo informações da Associated Press.

As pinturas “Mater Dolorosa” e “Ecce Homo”, que originalmente se imaginavam ser do holandês Dieric Bouts (1415-1475), agora são atribuídas a uma pessoa desconhecida que trabalhava com o pintor.

Os espanhóis disseram que, em 2020, autoridades polonesas informaram que as obras haviam sido saqueadas pelas forças nazistas. Após todas as autorizações oficiais para a transferência serem finalizadas, as obras foram devolvidas.

Leia também: Herdeiros de colecionador judeu processam museu para recuperar Picasso vendido durante o nazismo

Os nazistas roubaram as obras da coleção Czartoryski em Gołuchów, no centro da Polônia, quando a cidade foi ocupada pelos militares alemães na Segunda Guerra Mundial. Em 1973, as peças apareceram na capital da Espanha, Madri, e estavam no Museu de Pontevedra desde 1994, quando foram adquiridas com mais de 300 obras de um colecionador espanhol.

A Polônia viu grande parte de seu patrimônio cultural destruído ou saqueado durante a ocupação do país pela Alemanha nazista e pela União Soviética. Cerca de 500 mil itens continuam desaparecidos, afirmam as autoridades.

O país tem feito esforços para recuperar o máximo de peças possível. O Ministério da Cultura tem um banco de dados de objetos desaparecidos e vasculha coleções estrangeiras e leilões. Quando localizam uma pintura, livro ou outro objeto polonês saqueado, eles informam as autoridades daquele país.

Publicidade

Foto: Gustavo de la Paz/Europa Press/AP








Canais Especiais Hypeness