Sustentabilidade

Sete maravilhas naturais do Brasil candidatas a Patrimônio da Humanidade

09 • 01 • 2023 às 15:20
Atualizada em 09 • 01 • 2023 às 15:39
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

A ONG World Heritage Watch (WHW) elaborou uma lista com sete paisagens brasileiras que devem se tornar Patrimônio da Humanidade da UNESCO nos próximos 15 anos.

A instituição independente busca auxiliar entidades governamentais a submeter seus patrimônios para que a autoridade da ONU qualifique os locais como Patrimônio da Humanidade.

Segundo a World Heritage Watch, sete maravilhas naturais em nosso país devem ser reconhecidas nos próximos anos. Confira a lista:

1 – Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses são mesmerizantes

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos principais pontos turísticos do Nordeste. A região, que conta com dunas de areia incríveis banhadas pelas águas do Atlântico, é um paraíso na Terra e uma das favoritas para ingressar em breve na lista da ONU.

2 – Parque de Itatiaia

O Itatiaia é um símbolo da geografia do Rio de Janeiro

O Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, é conhecido por marcar temperaturas negativas em meio à região serrana fluminense. Mas a beleza natural dessa formação geológica é impar no nosso País e surpreende a vista de quem se aventurar na subida.

3 – Raso da Catarina

Essa é uma das principais unidades de conservação da Caatinga

O Raso da Catarina é um dos pontos principais de preservação da Caatinga. Localizado na Bahia, o local é conhecido não só por sua formação geológica digna de filme distópico, mas também por abrigar um dos maiores cânions brasileiros.

4 – Cavernas do Peruaçu

Cavernas e grutas intocadas ainda existem no Peruaçu

As cavernas do Peruaçu são uma rede de cavernas, vales e grutas localizadas na região norte de Minas Gerais. O local fica em um ponto de encontro entre a Caatinga, a Mata Atlântica e o Cerrado. São milhares de cavernas que circundam o vale do Rio Peruaçu.

5 – Banhados do Taim

Planícies do Taim são marca do extremo-sul do país

A região dos Banhados de Taim é localizada entre o Oceano Atlântico e a Lagoa Mirim, bem no sul do Rio Grande do Sul. Conhecida por sua fauna incomparável no território nacional, o local ainda não é um grande foco do ecoturismo, mas surpreende pelas paisagens mesmerizantes.

6 – Serra do Divisor

Região está sob ameaça de rodovia que conectaria Brasil ao Peru

O Parque Nacional da Serra do Divisor não é somente uma região de grande diversidade de fauna e flora – afinal, é uma das partes mais incríveis da Amazônia Brasileira -, mas também abriga povos indígenas isolados. O local, que ganha o nome por “dividir” o Brasil do Peru foi ameaçado por empreendimentos durante a gestão de Jair Bolsonaro, mas pode se manter intacto na atual gestão.

7 – Serra da Capivara

Local é um dos centros da pesquisa arqueológica no nosso país

O Parque Nacional da Serra da Capivara não é somente um importante local para a Caatinga, mas também para a humanidade. Localizado no Piauí, conta com algumas das pinturas rupestres mais antigas do continente americano e é importantíssimo para a paleoantropologia e para arqueologia brasileira.

Patrimônios já concedido

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty) já submeteu à Unesco uma série de candidatos ao título de Patrimônio da Humanidade. Todos foram aceitos.

São eles: o Pantanal, a Amazônia Central (AM), a Costa do Descobrimento (BA/ES), o complexo Ilhas Atlânticas (Fernando de Noronha-PE), o Parque Nacional do Iguaçu (PR), o Vale do Ribeira (SP) e o complexo Chapada dos Veadeiros (GO).

Leia também: Baguete francesa é declarada Patrimônio da Humanidade; veja 3 receitas para comemorar

Publicidade

Canais Especiais Hypeness