Tecnologia

Sony tem plano para que pessoas controlem satélites do próprio celular

12 • 01 • 2023 às 15:42 Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

A gigante da tecnologia japonesa Sony anunciou que tem um plano para permitir que pessoas comuns – como eu e você – possam controlar um satélite na órbita da Terra para tirar fotos.

A ideia foi desenvolvida em parceria com a Universidade de Tóquio e com a JAXA, Agência Espacial do Japão, e pode ser um passo curioso na chamada “exploração comercial” do espaço.

Satélite da SpaceX sobrevoando a Terra; ideia da Sony é comercializar serviço para usuários premium

Basicamente, os usuários serão capazes de alterar configurações da câmara ou dar zoom em determinados locais caso desejem e, então, poderão tirar sua foto. Cada sessão deve durar entre 5 e 8 minutos.

“Quando o satélite passa por uma antena terrestre os usuários poderão operá-lo diretamente por cerca de cinco a oito minutos enquanto verificam as imagens ao vivo da câmera real a bordo, permitindo que eles experimentem uma conexão em tempo real com o espaço”, explica a Sony em nota.

A empresa também disponibilizará um serviço premium para usuários dispostos a gastar pela ideia. Nesta modalidade, deve ser possível controlar por mais de 90 minutos o equipamento que sobrevoa nosso planeta. O passeio permitiria uma “volta ao mundo”.

“Enquanto o satélite leva cerca de 90 minutos para orbitar a Terra, os usuários [gratuitos] só podem operá-lo por até 10 minutos”, detalha a empresa no site do projeto.

A Sony deve enviar neste ano o satélite principal do serviço para o céu. Ele deve operar entre 500 e 600 metros de altura e se conectar em sistema de 5G. Os preços e a disponibilidade geográfica do serviço ainda não foram divulgados, mas o projeto deve ser iniciado ainda em 2023.

Leia também: A maior feira de tecnologia do mundo promete carro voador, chuveiro com aroma e outras novidades em 2023. Será que vem aí?

Publicidade

Fotos: Pixabay

Thumbnails: ESA


Canais Especiais Hypeness