Ciência

Velocidade dos hackers exige senhas mais complexas, diz estudo; saiba como ter uma palavra-chave segura

10 • 01 • 2023 às 15:20 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

No mesmo ritmo que crescem e se aprimoram as tecnologias de segurança e proteção digital, os hackers também melhoram e aperfeiçoam suas táticas para desvendar nossas senhas de acesso. A empresa de cibersegurança Hive Systems realiza há alguns anos uma série de estudos que buscam justamente determinar quanto tempo um hacker leva para desvendar uma senha – e a diferença de tempo gasto com combinações mais simples e com as mais elaboradas e, assim, mais seguras.

O relatório aponta a necessidade de tornar as senhas mais complexas e longas

O relatório aponta a necessidade de tornar as senhas mais complexas e longas na atualidade

-As pessoas e entidades mais perigosas da internet em 2022

Segundo o estudo, em 2012, uma senha formada por 10 caracteres e números, misturando caixa alta e baixa somente, levaria 106 anos para ser decifrada. Hoje, a mesma senha seria quebrada em apenas 3 semanas. Mesmo as combinações consideradas mais fortes também vêm perdendo a força de forma vertiginosa. Uma senha formada por 12 caracteres, números, símbolos, caixa alta e baixa, em 2012 levaria 193 bilhões de anos para ser desvendada. Hoje, o tempo é de “apenas” 92 mil anos.

A velocidade dos hackers em desvendar senhas é cada vez maior e mais ágil, segundo o relatório

A velocidade dos hackers em desvendar senhas é cada vez maior e mais ágil, segundo o relatório

-“Nunca usei um computador na minha vida”, diz Ministro da Cibersegurança do Japão

Em breve, portanto, esses 92 mil anos também se transformarão em semanas, dias ou mesmo horas. A típica senha de seis caracteres, por exemplo, que tanto utilizávamos ou ainda usamos, pode ser desvendada de forma instantânea com as tecnologias atuais de hackeamento. E não se trata somente da quantidade de caracteres. Uma senha com 18 dígitos, formada apenas com números, segundo o estudo, pode ser desvendada hoje em três semanas.

Tabela, em inglês, mostrando o tempo levado atualmente para desvendar senhas

Tabela, em inglês, mostrando o tempo levado atualmente para desvendar senhas

-Netflix: entenda cobrança de taxa para usuários que dividem senhas

Assim, a recomendação é, antes de mais nada, atualizar possíveis senhas antigas e simples para combinações mais fortes e complexas. A devida segurança hoje, de acordo com especialistas, se alcança com senhas de pelo menos 16 caracteres, combinando números, símbolos, caixa baixa e caixa alta, e autenticação em dois fatores.

Como tais senhas podem ser difíceis de serem memorizadas, é também recomendável a contratação de um gerenciador de senhas. O estudo foi aprofundado em artigo do site Xataka, que pode ser acessado em inglês ou espanhol aqui.

As antigas senhas simples, com poucos caracteres, são desvendadas instantaneamente

As antigas senhas simples, com poucos caracteres, são hoje desvendadas instantaneamente

Publicidade

Canais Especiais Hypeness