Inspiração

Casal de fotógrafos reforça a beleza afro em bonecas ao recriar princesas da Disney

06 • 02 • 2023 às 14:14
Atualizada em 06 • 02 • 2023 às 14:20
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Ao longo dos anos, o trabalho do casal de fotógrafos Regis e Kahran Bethencourt no CreativeSoul Photography utiliza os mais incríveis retratos de jovens e crianças como suporte para afirmação da beleza negra, e para combater padrões estéticos e culturais racistas. A mais nova parceria do estúdio, no entanto, eleva essa luta ética e estética a um novo patamar: em parceria com a Disney, as fotografias de Regis e Kahran foram transformadas em bonecas, reinventando as princesas das histórias infantis em nome da afirmação da cultura afro que tanto marca o trabalho do casal.

A série de bonecas da Disney surgiu a partir de ensaio realizado pelo estúdio CreativeSoul

A série de bonecas da Disney surgiu a partir de ensaio realizado pelo estúdio CreativeSoul

-Princesas negras que deveriam estar no nosso repertório

A recente parceria do estúdio localizado em Atlanta, nos EUA, com a Disney surgiu depois que a “Série Princesas”, em que o casal recriou as típicas princesas como jovens negras, viralizou na internet. Assim, os fotógrafos trabalharam com as emblemáticas cores fortes e penteados, maquiagens e figurinos especiais da série original – estrelada por suas versões das personagens Branca de Neve, Rapunzel, Cinderela e Tiana – para desenvolver as bonecas, que foram criadas com a coordenação do CreativeSoul em todas as etapas.

A boneca recriando Cinderella e a foto do ensaio original na qual o modelo foi inspirada

A boneca recriando Cinderela e a foto do ensaio original na qual o modelo foi inspirada

-Barbie apresenta linha com bonecas negras e nós amamos

“As bonecas possuem penteados, tecidos e adornos afrocêntricos, e o CreativeSoul esteve envolvido em todo o processo de fotografar as bonecas, para ajudar a selecionar os tecidos, os moldes, as tonalidades de pele, texturas dos cabelos e acessórios”, comentou Kahran, em reportagem do site My Modern Met, reiterando que a promoção da inclusão e da representatividade é o motivo da parceria. “Nós esperamos causar um impacto positivo na autoestima e na confiança de crianças negras por todo o mundo ao oferecer bonecas que refletem a singularidade de suas belezas”.

A recriação pelo estúdio da Princesa Tiana, do filme "A Princesa e o Sapo"

A recriação pelo estúdio da Princesa Tiana, do filme “A Princesa e o Sapo”

 

A personagem Branca de Neve também foi reinventada pelos fotógrafos e em boneca

A personagem Branca de Neve também foi reinventada pelos fotógrafos e em boneca

-Disney coloca aviso de conteúdo preconceituoso em filmes clássicos

As bonecas da Coleção da CreativeSoul foram lançadas para venda no site da Disney por US$ 59,99 cada – equivalentes a cerca de 308 reais – e, além dos brinquedos, a coleção também oferecerá uma série de cinco fotografias em impressão especial, trazendo justamente as fotos e modelos que inspiraram a criação. “Esperamos que as bonecas também possam educar e trazer consciência a respeito da importância da diversidade e da representação na mídia e também nos brinquedos”, afirmou Kahran.

A Rapunzel recriada por Regis e Kahran Bethencourt para o ensaio e, depois, como boneca da Disney

A Rapunzel recriada por Regis e Kahran Bethencourt para o ensaio e como boneca da Disney

Publicidade

© fotos: CreativeSoul/Disney/Divulgação


Canais Especiais Hypeness