Ciência

Cientistas criam ‘banco de fezes’ na Suíça para proteger saúde de humanos

03 • 02 • 2023 às 10:27 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Todos nós sabemos que nossa alimentação mudou de 100 anos para cá. O avanço da medicina e da indústria alimentar transformaram hábitos, saúde e até a flora bacteriana, o que, definitivamente, pode alterar a saúde intestinal de seres humanos.

Várias bactérias que utilizamos para digerir alimentos podem estar sob risco de extinção e, justamente por isso, os cientistas decidiram criar o Microbiota Vault (“Cofre de Microbiota”), na Suíça.

Colônias de bactérias fecais serão extraídas a partir de fezes na Suíça

O projeto é similar ao banco de sementes criado pela Noruega, em Svaalbard, que abriga diferentes sementes de espécies alimentares do planeta.

Já o Microbiota Vault vai reunir bactérias de fezes humanas de diferentes localidades para cultivar esses micro-organismos.

Fibras, antibióticos e cesáreas

A redução de fibras na alimentação da população e o consumo alto de anti-bióticos são algumas das justificativas para essa mudança de perfil na microbiota do nosso corpo.

“Quando olhamos mais a fundo, os povoados que começaram a ter contato com serviços de saúde e passaram a receber antibióticos também sofreram uma perda de diversidade bacteriana muito rapidamente”, descreve a  Maria Gloria Dominguez-Bello, líder da pesquisa, em entrevista à BBC.

Penicilina salvou a vida de bilhões de pessoas, mas causou redução da microbiota humana

Essas bactérias também são adquiridas no parto natural, no contato entre mãe e filho. A cada cesárea, a microbiota é reduzida. A “extinção invisível”, como dizem os pesquisadores, é um tema importante para a saúde e meio ambiente.

Contudo, apesar de muitas dessas bactérias serem coletadas em fezes, o banco só armazenará a microbiota – isto é, os micro-organismos – e não cocô de verdade. Não podemos garantir nada sobre o cheiro, infelizmente.

Leia também: Fungo que causa o apocalipse zumbi de ‘The Last of Us’ existe na vida real – inclusive no Brasil

Publicidade

Fotos: Getty Images


Canais Especiais Hypeness