Ciência

Conheça o quebra-cabeça há 150 anos sem solução

06 • 02 • 2023 às 15:44 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

O quebra-cabeça de Sator é um mistério para pesquisadores há mais de 150 anos. O enigma – que reúne diversos palíndromos em latim – foi desenvolvido durante o período do Império Romano. Seu significado é desconhecido, mas interpretações sobre seu real e verdadeiro sentido se tornaram cada vez mais populares no último século.

A primeira forma do quebra-cabeça de Sator foi descoberta nas ruínas de Pompeia, cidade romana destruída pelo vulcão Vesúvio no ano de 79 depois de Cristo.

O objeto é repleto de palíndromos, com as palavras:

R O T A S
O P E R A
T E N E T
A R E P O
S A T O R

S A T O R
A R E P O
T E N E T
O P E R A
R O T A S

Os palíndromos – palavras que tem sentido ao contrário – eram brincadeiras comuns durante o período do Império Romano.

O significado combinado das palavras – Rotas, Sator, Opera e  Tenet – é conhecido. Respectivamente, significam “rodar”, “jardineiro”, “trabalho” e “ter”. ‘Arepo’ é uma palavra desconhecida. O significado combinado do quebra-cabeça segue sendo um mistério para os pesquisadores.

Há quem diga que é uma oração satânica, há quem diga que é uma oração de exorcismo, há quem diga que se trata de uma reza cristã.

Uma teoria fala que se trata de um palíndromo para ‘Pai Nosso’, ou, em latim ‘Padre Noster’. As letras restantes (O e A) seriam organizadas para significar “assim na Terra como no céu”.

Até hoje, seus significados são enigmas, que seguem sendo estudados por pesquisadores, que tentam encontrar uma resposta definitiva para o Quadrado Sator.

A pedra serviu de inspiração para o filme ‘Tenet‘, de Christopher Nolan, que lida com viagem no tempo.

Leia também: Todos os caminhos levam a… Ou como as estradas do Império Romano desenharam o mundo de hoje

Publicidade

Fotos: Reprodução/Wikicommons


Canais Especiais Hypeness