Inovação

Criadores do IG voltam à cena com uma espécie de ‘TikTok de textos’, o Artifact

03 • 02 • 2023 às 10:15 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

O sucesso da primeira rede social criada e lançada por Kevin Systrom e Mike Krieger não foi nada tímido. Os dois engenheiros estadunidenses estão por trás do desenvolvimento do Instagram, em 2010, que viria a ser vendido para Mark Zuckerberg dois anos depois por 1 bilhão de dólares.

Cinco anos após deixarem a direção da plataforma, em 2018, a dupla acaba de anunciar o lançamento do Artifact, uma nova rede social que irá utilizar Inteligência Artificial para curadoria de threads, artigos e notícias e formar uma espécie de “TikTok de textos”.

O novo app pretende funcionar como um curador eficaz, personalizado e confiável de notícias

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De acordo com a divulgação, o aplicativo funciona de forma semelhante ao Google Reader, mas com o foco na leitura jornalística. O Artifact, basicamente, é um feed de notícias personalizado, que chega para competir diretamente com plataformas gigantes, como Facebook, o WhatsApp e o próprio Instagram, como fonte de informação para bilhões de pessoas diariamente.

O app recomendará textos de veículos de alcance nacional ou global – jornais como The New York Times ou Le Monde, por exemplo – mas também de pequenos blogs ou plataformas menores, para desenvolver a seleção especial de cada usuário.

O desenvolvimento do Artifact vem 5 anos depois de Systrom e Krieger deixarem o Meta

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O apelido não é por acaso: da mesma forma que o TikTok ajusta seu algoritmo de acordo com as preferências indicadas pelo comportamento de cada usuário, o sistema do Artifact aos poucos “aprende” o que cada pessoa prefere, entre postagens, reportagens e artigos.

As melhorias recentes na tecnologia de machine learning serão o segredo para o novo app competir com as atuais e tão poderosas redes sociais, oferecendo uma curadoria melhor e mais eficaz de notícias.

Kevin Systrom e Mike Krieger, os dois criadores do Artifact - e do Instagram

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A novidade também funcionará como rede social, permitindo que os perfis compartilhem artigos, sigam e sejam seguidos, e enviem mensagens a outros usuários.

Colocando novamente o texto no centro das atenções, Artifact promete ter a qualidade como importante diferencial, trabalhando com fontes confiáveis como ponto fundamental do sistema, que irá remover páginas e artigos contendo fake news. Até o lançamento global, o novo app está reunindo uma lista de espera para usuários dos EUA.

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© fotos 1, 2: Artifact/divulgação

© foto 3: Getty Images


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