Sustentabilidade

O que esperar com provável retorno do El Niño em 2023

08 • 02 • 2023 às 14:59 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, o fenômeno El Niño deve voltar em 2023 após três longos anos de La Niña.

O fenômeno climático é causado pelo aumento das temperaturas nas águas do Oceano Pacífico na região equatorial. Mas o que podemos aguardar do La NIña.

El Niño foi um dos agentes nos terríveis incêndios que destruíram as estepes australianas em 2019

De acordo com os cientistas, as águas devem se aquecer entre março e maio de 2023, dando início a um ciclo de mais eventos climáticos extremos ao redor do mundo.

O El Niño é conhecido por deixar o período de inverno mais seco e mais quente no Brasil e em outras regiões do mundo, como a Austrália.

Na Amazônia Colombiana, a temperatura cai, e, na China, os termômetros sobem, junto com uma umidade ainda maior, provocando fortes chuvas.

É difícil prever isso com antecedância, mas com certeza sabemos que o El Niño causará, em 2023 e 2024, alguns fenômenos:

  • Aumento da temperatura média da Terra: A temperatura da Terra pode exceder os 1,5ºC tão temido pelos cientistas porque, usualmente, o El Niño transfere calor do Oceano para atmosfera, aumentando a média dos termômetros.
  • Secas e queimadas na Austrália: em 2019, vimos terríveis incêndios na Austrália. O aquecimento das águas do Pacífico pode replicar as cenas de quatro anos atrás (quando o El Niño estava acontecendo).
  • Ondas de frio na Europa: os países do continente europeu podem se preparar para um inverno ainda mais intenso no fim de 2023, com temperaturas negativas.

 

Além disso, existem outros eventos – condicionados a fenômenos relacionados às massas de ar – que podem intensificar ou suavizar as consequências do ‘Menino’.

Leia também (e não confunda): La Niña pode ter ‘episódio triplo’, algo inédito no século e que preocupa ONU

Publicidade

Canais Especiais Hypeness