Fotografia

Prepare-se para se encantar com as selfies do urso mais vaidoso de que se tem notícia

02 • 02 • 2023 às 13:51 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Alcançar a selfie perfeita é uma tarefa difícil não somente para seres humanos, mas também para ursos – que pode exigir centenas de tentativas até chegar à foto ideal. Ao recolher uma câmera fotográfica posicionada para registrar a natureza selvagem da região de Boulder, no Estado do Colorado, nos EUA, uma equipe do Departamento de Montanhas e Parques da região descobriu que, das 580 fotografias tiradas, 400 mostravam um mesmo urso negro nas mais variadas posições – como se o animal tivesse de fato posado em busca da melhor foto de si.

O urso tirou 400 das 580 fotos encontradas registradas pela câmera, disparada pela sua presença

O urso tirou 400 das 580 fotos encontradas registradas pela câmera, disparada pela sua presença

-Ursa come mel alucinógeno e mobiliza equipe de resgate durante ‘viagem’

Para disparar a câmera, bastava ao mais vaidoso urso de que se tem notícia pisar em frente ao equipamento, e o mamífero agora apelidado de “Urso das Selfies” o fez centenas e centenas de vezes. As nove câmeras que o departamento possui espalhadas pela região como instrumento de estudo da vida selvagem na região costumam capturar imagens de cervos, patos, leões da montanha, coiotes e mais. Segundo consta, a maioria dos animais simplesmente passa em frente à câmera sem dedicar maior atenção ao artefato.

As fotos revelam centenas de ângulos, posições e poses diferentes do urso negro

As fotos revelam centenas de ângulos, posições e poses diferentes do urso negro

-Este app permite que seu gato tire selfies sozinho

“Neste caso, um urso demonstrou especial interesse em uma de nossas câmeras de vida selvagem, e aproveitou a oportunidade para tirar centenas de selfies”, comentou Phillip Yates, porta-voz da repartição Open Space and Mountain Parks, responsável pela captura das imagens. “Essas fotos nos fizeram rir, e quisemos que outras pessoas também se divertissem com elas”, comentou Yates. Algumas imagens foram postadas no Twitter da OSMP de Boulder, e rapidamente viralizaram. O urso negro é a única espécie de urso que vive na região: estima-se que existam cerca de 20 mil indivíduos da espécie no Estado do Colorado.

As câmeras funcionam para um monitoramento menos invasivo da vida selvagem nos habitats

As câmeras funcionam para um monitoramento menos invasivo da vida selvagem nos hábitats

-Vídeo mostra de perto alpinista lutando com um urso no Japão

Após ser disparado, o equipamento tira fotos e registra vídeos curtos, com a finalidade de monitorar e mapear hábitos da vida selvagem, bem como registrar problemas e necessidades na região de forma menos invasiva. O sistema oferece “uma oportunidade única de aprender sobre como as espécies usam a paisagem ao redor minimizando nossa presença em hábitats sensíveis”, explicou Yates. Pelas imagens, é possível observar o “Urso das Selfies” em ângulos diversos. “Não sabemos, no entanto, se é um macho ou uma fêmea, já que o urso não tirou esse tipo de selfie [que possa identificar]”, comentou Shannon Aulabaugh, porta-voz da OSMP.

Não é possível, pelas fotos, saber se o animal é macho ou fêmea, mas o urso parece bem-humorado

Não é possível, pelas fotos, saber se o animal é macho ou fêmea, mas o urso parece bem-humorado

Publicidade

© fotos: City of Boulder Open Space and Mountain Park


Canais Especiais Hypeness