Diversidade

Glória Maria: todas as vezes em que a jornalista derrubou a Internet

02 • 02 • 2023 às 10:50
Atualizada em 02 • 02 • 2023 às 20:45
Kauê Vieira
Kauê Vieira   Sub-editor Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

A jornalista Glória Maria morreu na manhã desta quinta-feira (2), no Rio de Janeiro. A causa da morte não foi confirmada e a TV Globo emitiu uma nota lamentando a perda de uma das maiores comunicadoras de todos os tempos. 

“É com muita tristeza que anunciamos a morte de nossa colega, a jornalista Glória Maria”, informou a emissora onde Glória trabalhou por mais de 40 anos. 

Glória Maria durante viagem icônica para a Jamaica

Leia mais: Morre Glória Maria, uma das maiores jornalistas da TV brasileira 

A notícia se espalhou rapidamente nas redes sociais, que foram inundadas por lamentos de colegas como o jornalista Pedro Bial, com quem dividiu a bancada do “Fantástico” por cerca de 10 anos, entre a década de 1990 e o começo dos anos 2000. 

Bial lembrou o Dia de Iemanjá, celebrado hoje, 2 de fevereiro, ao falar sobre Glória. “Duas rainhas”, disse sobre Glória, que integrava a equipe do “Globo Repórter” desde 2010.  

A Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, homenageia Glória Maria:

Dona de uma voz inconfundível e uma das profissionais mais talentosas da história do jornalismo brasileiro, Glória Maria lutava contra um câncer de pulmão desde 2019

Glória passou por um tratamento bem-sucedido de imunoterapia, mas sofreu metástase no cérebro, mas que também foi controlado com sucesso, pelo menos inicialmente. 

A carioquíssima deixa duas filhas, Maria, de 15 anos, e Laura, de 14, adotadas durante temporada na Bahia.  

Glória Maria e Pedro Bial: 10 dupla apresentou o ‘Fantástico’ por 10 anos

Glória Maria foi a 1ª repórter negra de destaque na TV brasileira

Com visitas a mais de 100 países, Glória Maria se tornou um símbolo para todas as gerações que vieram após ela. Primeira repórter negra a ter destaque na TV, a apresentadora combateu o racismo sendo ela mesma no vídeo. 

Separamos abaixo algumas das melhores homenagens, mas não só isso, desfrute também de algumas das reportagens mais icônicas da repórter negra que bateu de frente com o racismo desde sempre. 

1. A viagem de Glória Maria para a Jamaica: 

2. Glória Maria fala sobre a experiência com maconha na Jamaica: 

3. Glória Maria conhecendo a cultura Rastafari, na Jamaica: 

4. A 1ª repórter negra da TV: 

5. Quando Glória Maria ganhou um beijo de Michael Jackson: 

6. Glória Maria entrevista Madonna: 

7. Glória Maria conversa com Freddie Mercury: 

8. Glória Maria experimenta a gravidade zero: 

9. Glória Maria e a representatividade: 

10. Emicida celebrando Glória Maria: 

11. Glória Maria pula em lago com temperatura de -5ºC

Publicidade

Fotos: foto 1: Reprodução/Instagram/foto 2: TV Globo/Reprodução/foto 3: TV Globo/Reprodução


Canais Especiais Hypeness