Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça que paira sobre a vaquita, o mais raro mamífero do planeta. Também conhecida como toninha-do-golfo, boto-do-pacífico ou cochito, a espécie de toninha endêmica das águas do norte do Golfo da Califórnia somente foi descoberta em 1958, e em pouco tempo passou a constar na lista de animais criticamente ameaçados de extinção. Hoje, estima-se que existam somente 10 indivíduos vivos – e tudo por conta principalmente da pesca e da venda de um outro animal que traz lucro especial ao mercado chinês.
Habitante do Golfo da Califórnia, a vaquita é considerada o mamífero mais ameaçado do planeta
-Pica-pau que inspirou desenho está oficialmente extinto
Tão assustadora quanto o baixo número de animais restantes é a rapidez com que a extinção se aproximou da espécie, também apontada como o menor mamífero marinho. Consta que, em 1997, havia mais de 560 vaquitas nadando pelas águas do Golfo da Califórnia, corpo de água que separa a península da Baixa Califórnia (México) e único lugar do planeta onde é encontrado. Em 2014, porém, o total já se encontrava abaixo de 100 e, em 2018, cálculos sugeriam que existiam no máximo 22 animais da espécie.
As redes de pesca, principalmente do peixe totoaba, são a principal ameaça às vaquitas restantes
-Processo de ‘desextinção’ quer trazer tigre-da-tasmânia de volta
Esquivo e tímido, o pequeno cetáceo alcança cerca de 1,5 metro, pesando em torno de 55 kg, e costuma se afastar ao notar a aproximação de barcos ou pessoas. A maior ameaça, portanto, sucede por conta da busca incessante por outro animal marinho: visto como afrodisíaco e curativo dentro da medicina tradicional chinesa, o peixe totoaba tem sua pesca de tal forma valorizada que carrega o sombrio apelido de “cocaína do mar”. É nas redes utilizadas para a captura desse peixe semelhante ao robalo, cujo quilo pode alcançar até 8 mil dólares na China, que as vaquitas costumam ficar presas e sufocar até a morte.
Estimativas dizem que restam 10 indivíduos vivos da espécie: outros cálculos sugerem apenas 6
-Coalas estão extintos por incêndios na Austrália, dizem pesquisadores
O impacto da pesca de totoaba sobre as vaquitas se agrava com a poluição sobre seu hábitat restrito, e também por um fator peculiar do processo reprodutivo do animal e de outros cetáceos: o mais raro mamífero do planeta se reproduz somente a cada dois anos, com uma gestação de 10 a 11 meses de duração, dando à luz a um animal por vez. Os esforços para criação da espécie em cativeiro até hoje fracassaram, bem como a tentativa de proteção do animal: o uso da rede de pesca da “cocaína do mar” é oficialmente proibido desde 1992 no país, mas diversas instituições denunciam que a prática segue ocorrendo clandestinamente.
Além das redes, a poluição no hábitat e particularidades do animal aprofundam a ameaça
-China descobre quase 150 gatos confinados para consumo humano
Um Comité Internacional para a Recuperação da Vaquita tornou uma área de refúgio para o animal, onde a pesca e até mesmo a passagem de barcos é proibida. De acordo com organizações ambientais, porém, os esforços podem ser tardios e insuficientes: para salvar o animal da extinção completa, é fundamental, segundo especialistas, um compromisso radical e profundo por parte das autoridades mexicanas, mas também dos EUA e principalmente da China, para controlar a pesca e o comércio da totoaba.
Publicidade
De acordo com reportagem da Folha, publicada no último dia 22 de dezembro, o empresário Saul Klein, filho do fundador...
Mudar um hábito pode parecer tarefa quase impossível, mas talvez só seja preciso suportar esse imenso esforço por...
No último domingo (3), a cidade de Santos ganhou mais 44 milionários. Vários trabalhadores de uma empresa de...
A regulamentação do uso da maconha medicinal pavimenta o terreno para o surgimento de iniciativas e grupos que...
Depois da notícia da invenção da sacolinha de 'mandioca' que se dissolve na água, o Rio de Janeiro acaba de...
Programas de transferência de renda possuem um significado muito maior do que apenas 'oferecer' uma quantia mínima de...
Quem conhece e ama o MECA sabe que, mais do que um festival, essa equipe porreta faz um tanto de ações legais durante...
Aos 18 anos, Marcondes Alves Dias Júnior decidiu doar sangue pela primeira vez. Mas, na entrevista, quando respondeu...
O caso de racismo sofrido por Matheus Ribeiro, no Leblon, ganha contornos que demonstram o estereótipo social que...